CAFETEIRA CONTESTA LISTA DE FALTOSOS PUBLICADA PELA FOLHA DE S. PAULO



O senador Epitácio Cafeteira (PPB-MA) pediu ao presidente do Senado que exija do jornal Folha de S.Paulo uma retificação da matéria "De Olho no Congresso", que presumidamente lista os senadores que mais faltaram no ano passado, situando-o entre os mais ausentes. Ele solicitou a publicação de sua folha de presença e declarou: "O que a matéria diz é mentira. Eu tenho 12 faltas em 12 meses, o que dá uma média de uma falta por mês".

Conforme Cafeteira, a Folha publicou que ele teve 24 faltas no ano passado, "inflacionando em 100%" os dias em que ele realmente faltou. Observando que em 210 sessões faltou a nove ordinárias e três extraordinárias, ele indagou: "Será que 12 faltas tornam um senador o mais faltoso desta Casa?". Também explicou que nunca pediu a justificação de suas poucas faltas, sendo um dos mais assíduos parlamentares e um dos primeiros a chegar diariamente ao plenário.

- Essa matéria da Folha é piada e devia ir para um programa humorístico - declarou Cafeteira, sustentando que o próprio título da matéria do jornal é tendencioso, consistindo ainda em "propaganda enganosa porque manda o leitor avaliar seu candidato". Ele insistiu em afirmar que, se houve 210 sessões e ele faltou a 12, o jornal não poderia dizer que ele faltou a 15% das reuniões plenárias. Disse também que o povo maranhense o conhece e sabe que, no governo do estado, sempre foi o primeiro a chegar ao palácio.

Epitácio Cafeteira observou que faz questão de mostrar seu comparecimento em sete anos de Senado, esclarecendo que, no dia em que estiver efetivamente impossibilitado de trabalhar, pedirá licença, sendo capaz até de abrir mão do seu mandato, mas não admitirá ser acusado injustamente de faltoso. Também afirmou que a imprensa deve ter liberdade para dizer o que acontece, mas também a responsabilidade para não dizer mentiras.

Em aparte, o senador Jefferson Péres (PSDB-AM) assinalou que a Folha fez uma estatística que "é uma tremenda deformação da verdade", e lamentou que, tantas vezes, a imprensa aja de forma irresponsável. Nabor Júnior (PMDB-AC) esclareceu que o exercício do mandato parlamentar não se traduz apenas no comparecimento ao Congresso, já que o legislador tem o dever de visitar periodicamente seu estado.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) classificou a matéria da Folha como "bobabem e perda de tempo", dizendo que, com iniciativas como essa, o jornal está jogando papel fora. Em sua opinião, com esse tipo de matéria, o periódico está brincando de bedel do serviço público, querendo atribuir uma nota para os parlamentares. Numa escala de zero a dez, ele deu nota 2 para a matéria da Folha.



06/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CABRAL CONTESTA INFORMAÇÃO PUBLICADA NA FOLHA DE SÃO PAULO

Nota sobre matéria publicada na ‘Folha de S. Paulo’

Deputados rebatem acusação publicada no jornal Folha de S. Paulo

Mozarildo lê denúncia contra ONGs publicada na 'Folha de S. Paulo'

Antonio Carlos Junior esclarece ato que o colocou em lista publicada pela imprensa

Resposta à matéria publicada na Folha de São Paulo sobre o Minha Casa Minha Vida