Caixa entrega prêmio às 20 melhores práticas em gestão local
A Caixa Econômica Federal (Caixa) promoveu, na terça-feira (3), em Brasília (DF), a entrega do 8º Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local. O objetivo do prêmio é reconhecer e dar visibilidade aos projetos desenvolvidos com apoio técnico e/ou financeiro da Caixa, que tenham se destacado por sua contribuição ao desenvolvimento sustentável de assentamentos humanos de todo o País. Nesta edição, foram premiadas 20 iniciativas, de um total de 35 projetos finalistas.
O evento contou com a presença do presidente da Caixa, Jorge Hereda, da ministra da Cultura, Marta Suplicy, da ministra interina do Planejamento, Eva Maria Chiavon, do embaixador de Moçambique, Manuel Lubisse, dos representantes das práticas finalistas, além de diversas autoridades nacionais, estaduais e municipais.
Para o presidente Jorge Hereda, a criação do Programa é um exemplo que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. “A Caixa consegue mostrar por meio deste programa que é possível fazer muita coisa séria e bem feita e ainda replicar essas práticas em todo país”, comentou.
Criado em 1999, o Programa Caixa Melhores Práticas em Gestão Local tem como modelo o “Programa de Melhores Práticas e Lideranças Locais”, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O prêmio da Caixa, que ocorre a cada dois anos, reconhece projetos urbanos e rurais, de acordo com diversas categorias, entre elas: Habitação, Gestão Ambiental e Saneamento, Gestão Municipal, Desenvolvimento Local, Inclusão Social e Trabalho Social.
Os projetos finalistas passaram pela avaliação de um comitê nacional, composto por representantes de áreas estratégicas da Caixa. Após essa etapa, um júri, composto por 11 especialistas, de áreas afins do governo e da sociedade civil, analisou os projetos classificados e apontou os 20 vencedores.
As organizações e entidades premiadas recebem troféus, certificados e a divulgação de suas iniciativas no catálogo da Caixa, além de participarem de filmes e exposições. Os 20 projetos vencedores serão inscritos pela instituição no Prêmio Internacional de Dubai e em outros prêmios de repercussão nacional e internacional.
O Programa
O Programa Caixa Melhores Práticas foi definido de acordo com a Agenda Habitat, documento aprovado pelas nações participantes da 2ª Conferência das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (Habitat II), em 1996. A Agenda Habitat reúne diretrizes para criar padrões de vida sustentáveis.
O programa registrou, até agora, cerca de 1.500 iniciativas inscritas. São consideradas Melhores Práticas em Gestão Local as práticas que resultam em melhoria concreta na qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável de comunidades. As unidades da CAIXA são responsáveis por promover a captação, prospecção e acompanhamento dos projetos.
Projetos premiados e indicados pela Caixa já receberam o Prêmio Internacional de Dubai, promovido pela Municipalidade de Dubai (Emirados Árabes) em parceria com a ONU Habitat. No mês de novembro deste ano, o Caixa Melhores Práticas em Gestão Local recebeu o prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que tem como objetivo reconhecer iniciativas responsáveis por melhorias sociais, ambientais e econômicas.
Fonte:
Caixa Econômica Federal
04/12/2013 12:51
Artigos Relacionados
Caixa prorroga inscrições para prêmio de melhores práticas em gestão local
Caixa premia na segunda-feira as 20 melhores iniciativas do País em gestão local
Alcântara elogia Prêmio Caixa de Melhores Práticas
Caixa recebe prêmio melhores práticas da agenda ambiental na administração pública
SP premia as melhores práticas de gestão
INSS premia Melhores Práticas de Gestão e lança selo comemorativo