Caixa recebe prêmio melhores práticas da agenda ambiental na administração pública



A Caixa Econômica Federal recebeu, nesta quarta-feira (9), dois prêmios Melhores Práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), promovido pelo Ministério do Meio Ambiente.

O banco levou o primeiro lugar na categoria Gestão de Resíduo com o projeto Logística Reversa de Cartuchos de Impressoras. Na categoria Inovação na Gestão Pública, a Caixa conquistou o terceiro lugar com o projeto Selo Casa Azul.

O projeto campeão esse ano é fruto da parceria entre a Caixa, a fabricante de cartuchos de impressoras Lexmark e a ONG Moradia e Cidadania. A iniciativa consiste na coleta dos cartuchos utilizados nas impressoras do banco e sua venda para a fabricante, através da ONG. Com isso, o banco dá a destinação adequada para os cartuchos vazios, evitando que o material seja depositado em aterros sanitários ou cheguem ao mercado pirata de cartuchos. Até setembro de 2011, a iniciativa já havia destinado mais de R$ 1 milhão para Projetos Sociais e proporcionado a destinação correta de mais de 67 toneladas de resíduos tóxicos.

O vice-presidente de Logística e Retaguarda da Caixa, Paulo Roberto dos Santos, ressaltou a importância da Agenda Ambiental da Administração Pública. “Nas edições anteriores tivemos o prazer de concorrer com outros projetos. Competir com esses projetos no A3P é uma forma de concretizar a preocupação da empresa, no papel de banco público, com o meio ambiente. A gestão ambiental e o uso racional dos recursos estão presentes em todos nossos produtos e serviços”, explicou.

No evento de premiação, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, elogiou o esforço do banco em atuar na promoção do desenvolvimento sustentável e socioambiental. “É impressionante o engajamento da Caixa no desenvolvimento sustentável, participando do Prêmio com vários projetos. A Caixa faz a transformação. Essas práticas levam não só ao aperfeiçoamento de boas práticas individuais, mas a melhora dos órgãos públicos em suas ações e projetos”, ressaltou.

O prêmio está em sua terceira edição e tem o objetivo de reconhecer o mérito das iniciativas dos órgãos e instituições do setor público na promoção e na prática da Agenda Ambiental na Administração Pública. A A3P é um programa que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do governo.

O projeto Selo Azul Caixa, que recebeu o terceiro lugar na categoria Inovação na Gestão Pública deste ano, é um sistema de classificação da sustentabilidade de projetos de empreendimentos habitacionais financiados pelo banco. O intuito é reconhecer os projetos que demonstram suas contribuições para redução dos impactos ambientais.

 

Fonte:
Caixa Econômica Federal



10/11/2011 19:53


Artigos Relacionados


Prêmio da Agenda Ambiental na Administração Pública divulga lista de finalistas

Última semana para inscrição no prêmio Agenda Ambiental na Administração Pública

Alcântara elogia Prêmio Caixa de Melhores Práticas

Caixa entrega prêmio às 20 melhores práticas em gestão local

Meio Ambiente premia melhores práticas na administração pública

Caixa prorroga inscrições para prêmio de melhores práticas em gestão local