Câmara de comércio exterior aprova mais estímulos para investimentos produtivos no Brasil
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2) duas resoluções aprovadas pelo Comitê Executivo de Gestão da Camex (Gecex).
A Resolução n° 35 altera para 2% as alíquotas do Imposto de Importação (II) incidentes sobre oito bens de informática e telecomunicação, na condição de ex-tarifários. Já a Resolução n° 36 também modificou para 2% as alíquotas do II incidentes sobre 245 produtos de bens de capital, na condição de ex-tarifários. As alterações promovidas pelas duas resoluções são válidas até 31 de dezembro de 2012.
As concessões se referem apenas a equipamentos com especificações restritas e não alcança todos os produtos abrangidos pelos respectivos códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) vinculados aos ex-tarifários.
Quanto ao valor das importações em ex-tarifários, os três setores com maiores participações nas novas regras publicadas foram ferroviário, automotivo e geração de energia. Já quanto ao valor dos investimentos globais, os três setores mais beneficiados são construção civil, geração de energia e siderúrgico.
Ex-tarifário
O regime de ex-tarifário é um mecanismo de estímulo aos investimentos produtivos no País por meio da redução temporária do II para aquisição no exterior de bens de capital, informática e telecomunicação que não contam com produção nacional.
O regime possibilita aumento da inovação tecnológica para empresas de diferentes segmentos da economia; preserva o nível de proteção à indústria nacional; produz efeito multiplicador de emprego e renda; melhora a infraestrutura nacional; estimula os investimentos para o abastecimento do mercado interno de bens de consumo; e contribui para o aumento da competitividade de bens destinados ao mercado externo.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
02/06/2011 19:05
Artigos Relacionados
Câmara de Comércio Exterior aprova incentivos para aumentar competitividade da indústria
Câmara de Comércio Exterior aprova 110 ex-tarifários
Câmara de Comércio Exterior aprova adequação da Nomenclatura Comum do Mercosul
JEFFERSON QUER BRASIL MAIS AGRESSIVO NO COMÉRCIO EXTERIOR
JEFFERSON QUER BRASIL MAIS AGRESSIVO NO COMÉRCIO EXTERIOR
Câmara de Comércio Exterior prorroga prazo para importações de algodão com redução tarifária