CÂMARA DOS DEPUTADOS HOMENAGEIA LUÍS EDUARDO EM SESSÃO SOLENE



Tradicionalmente palco de debates acalorados, a Câmara dos Deputados abriu uma trégua hoje (dia 28) e silenciou para homenagear Luís Eduardo Magalhães em sessão solene. O plenário sempre agitado e nervoso, estava silencioso apesar de completamente lotado. Poucas causas conseguiram alcançar tal unanimidade. Quase todos os parlamentares trajavam preto, refletindo o sentimento de luto que ainda paira sobre a Casa. O senador Antonio Carlos Magalhães chegou aoplenário acompanhado dos netos Luís Eduardo Magalhães Júnior e Paula, da esposa dona Arlete e da nora Michele, além do governador da Bahia, César Borges, do prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy e do ex-governador Paulo Souto.

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), destacou a conduta pessoal de Luís Eduardo, que creditou a sua formação familiar. "Luís Eduardo era um homem educado, cortês e atencioso. Fica a impressão de alguém que deixa o exemplo em vida que nos faltará, mas pautará a conduta futura dos parlamentares", disse. Para Temer, Luís Eduardo foi, sem dúvida, um novo exemplo de comportamento político.

Mas o melhor parâmetro para entender o que representa a perda do deputado Luís Eduardo Magalhães para a Câmara dos Deputados e para a política brasileira foi dado pelos seus maiores adversários políticos, os deputados José Genoíno (PT-SP) e Fernando Gabeira (PV-RJ). O deputado Gabeira conseguiu fazer com que o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, sorrisse juntamente com todos os parlamentares, ministros de estado, governadores, militares, líderes religiosos e familiares que lotavam o plenário da Câmara, ao lembrar da brincadeira que o então presidente da Casa fazia por ser Gabeira o líder de um partido cuja bancada se resumia a ele próprio.

- "Excelentíssimo líder do PV, deputado Fernando Gabeira, por favor encaminhe seu voto, pois sua bancada espera ansiosa pela sua orientação". Com essa frase, essa brincadeira, ele evidenciava a amizade que tínhamos - lembrou Gabeira. O líder e único deputado da bancada do Partido Verde disse ainda que Luís Eduardo era um homem de palavra e que atestava, por experiência pessoal no trato com o senador Antonio Carlos Magalhães, ser esta característica um traço de família.

O deputado José Genoíno, sempre brincalhão, emocionou a todos ao expor a dor da perda de um amigo querido e ao lembrar que uma das principais características de Luís Eduardo era justamente não deixar que a disputa política interferisse nas amizades e vice-versa. Genoíno exaltou a paixão com que Luís Eduardo dedicava-se à política e a lealdade que garantia sua credibilidade nos acordos e negociações com os partidos de oposição. "A política é feita de surpresa e só quem tem a sensibilidade, a poesia, a paixão consegue se encantar com as surpresas, sem se importar se são derrotas ou vitórias", disse.



28/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÍDERES HOMENAGEIAM LUÍS EDUARDO EM SESSÃO SOLENE NA CÂMARA

SESSÃO SOLENE REVERENCIA A MEMÓRIA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

DEPUTADOS DESTACAM QUALIDADES DE LUÍS EDUARDO

SENADO HOMENAGEIA LUÍS EDUARDO

SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA A MULHER

Sessão Solene homenageia a Mulher