Câmara pode votar nesta quarta a minirreforma eleitoral



Aprovada pelo Senado na semana passada, a minirreforma eleitoral pode ser votada nesta quarta-feira (25) pela Câmara dos Deputados, informa a Agência Câmara. O projeto (PL 6397/13) precisa ter a votação concluída e ser sancionado até 5 de outubro, para que as alterações tenham validade já nas eleições de 2014.

Segundo o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), o texto deverá ser objeto de destaque principalmente para retirar o dispositivo que permite que concessionárias de serviços públicos (empresas de ônibus, de energia elétrica, de água e esgoto) façam doações para campanhas eleitorais.

- Seria o mesmo que incluir no valor de uma obra pública aquilo que se está oferecendo a título de doação para os candidatos - disse ele, completando que a medida poderia oficializar o caixa 2 de campanha.

Alterações “cosméticas”

O deputado Henrique Fontana (PT-RS), relator da comissão especial que analisou a reforma política em 2011 e 2012, é contra uma minirreforma. Para ele, as alterações propostas são “cosméticas” e não mexem nas principais questões reclamadas pela população, como o atual modelo de financiamento de campanhas.

Fontana defende uma reforma mais ampla, como a sugerida pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), encabeçado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que propõe limite para gastos em todas as campanhas, proíbe doações de empresas e limita as doações de pessoas físicas a R$ 700.

Além de permitir doação de concessionárias de serviços públicos, a proposta de minirreforma que poderá ser votada nesta quarta-feira pela Câmara determina, entre outras medidas, que não será considerada campanha antecipada a manifestação em redes sociais; a discussão de políticas públicas em eventos partidários; a realização e a divulgação de prévias em redes sociais; e a manifestação de opinião pessoal sobre questões político-partidárias em blogs, no Twitter, no Facebook e em outras redes sociais.

Com informações da Agência Câmara



24/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Câmara faz nesta tarde nova tentativa de votar minirreforma eleitoral

Aprovada na CCJ, minirreforma eleitoral pode ser votada no Plenário nesta quarta

Minirreforma eleitoral deve ser votada nesta quarta-feira

CCJ adia votação de mudanças da Câmara à minirreforma eleitoral

Minirreforma eleitoral sofre novo adiamento na Câmara

Minirreforma eleitoral é aprovada e segue para a Câmara