Camata acusa Infraero de não fornecer informações sobre superfaturamento no Aeroporto de Vitória
O senador Gerson Camata (PMDB-ES) lamentou nesta quarta-feira (16) que a Infraero continue se recusando a fornecer informações ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o que chamou de "roubalheira" cometida nas obras do Aeroporto de Vitória. Essas obras, assinalou o senador, foram paralisadas há cerca de dois anos pelo TCU, devido à constatação da prática de superfaturamento no aterramento da nova pista de pouso.
- As assessorias técnicas do TCU recomendaram o encerramento das obras; a retirada do consórcio que as realiza; a declaração da improbidade, portanto a incompetência desse consórcio para realizar novas obras para a Infraero; e a abertura de uma nova licitação. Acontece que ocorreram superfaturamentos, não só na realização dos aterros para a nova pista, mas o projeto - que não existe, mas um esboço de projeto - já pressupõe que estão se preparando para novos saques no erário, novos roubos, novos desvios - alertou.
Na avaliação do senador, essas medidas darão início a uma nova batalha judicial e atrasarão por mais cinco ou seis anos o reinício das obras do novo aeroporto. Camata disse que os assessores do TCU reclamam da insistente recusa da Infraero em fornecer informações e atender pedidos sobre os motivos que determinaram a composição da linha de preços utilizados na licitação. Segundo ele, isso impediu que o tribunal realizasse um levantamento exato sobre como ocorreu o superfaturamento.
Camata informou que, juntamente com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, ainda hoje comparecerá a mais uma audiência com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O senador enfatizou o empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para encontrar uma solução para a questão. Ele assinalou que nem mesmo eles conseguiram "quebrar a soberba da Infraero" e convencê-la a fornecer as informações necessárias para que o TCU possa obrigar o consórcio a devolver o dinheiro desviado.
16/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Camata volta a cobrar solução para o Aeroporto de Vitória
Camata pede a Lula ajuda para o aeroporto de Vitória, 'o pior do país'
JEFFERSON PEDE INFORMAÇÕES SOBRE SUPERFATURAMENTO NAS OBRAS DO STJ
Deputado cobra informações oficiais sobre Aeroporto das Hortências
Hotsite reúne informações sobre concessão do Aeroporto de S. Gonçalo do Amarante
Fazenda: Administradoras de cartão obrigadas a fornecer informações ao fisco paulista