Camata pede a Lula ajuda para o aeroporto de Vitória, 'o pior do país'



O senador Gerson Camata (PMDB-ES) pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ajuda para que a Infraero adote providências para melhorar o aeroporto de Vitória, na sua opinião "o pior do país" e que é fechado constantemente por não possuir todos os equipamentos de segurança. Informou que o governo do estado já se ofereceu para comprar e pagar tais equipamentos, mas a Infraero recusou.

- O aeroporto de Vitória é tão sujo que o governador Paulo Hartung disse que parecia rodoviária do interior. Prefeitos enviaram protestos, afirmando que suas rodoviárias não eram tão sujas, feias e mal administradas como o aeroporto de Vitória - disse.

Gerson Camata informou que o Tribunal de Contas da União mandou suspender o contrato com uma empresa que vinha executando uma obra no aeroporto, pois foi identificado "um roubo de 26 milhões de reais". A Infraero, no entanto, não rompeu o contrato e as obras estão paralisadas.

- O nosso governador já pediu para que a Infraero privatize o aeroporto, pois assim ele pode melhorar, mas isso foi recusado - disse o senador, acrescentando que a proposta do governador de que fosse repassado à administração estadual também foi recusada.

Os parlamentares do Espírito Santo já fizeram várias reuniões com a Infraero e com todos os ministros da Defesa que ocuparam o cargo no governo Lula, na tentativa de encontrar uma solução, mas, segundo o senador, isto "de nada adiantou". Nos últimos dias, o governador decidiu enviar uma carta ao presidente da República propondo novamente que o estado compre os equipamentos de segurança. O senador disse temer que ocorra um "acidente aéreo sério" pela falta dos equipamentos, lembrando que cerca de 2 milhões de passageiros passam por Vitória todo ano.

Pouco depois, o senador Renato Casagrande (PSB-ES), também do Espírito Santo, endossou as preocupações de Camata, observando que o aeroporto ficou fechado por cerca de quatro dias com as fortes chuvas que caíram no Espírito Santo. Os equipamentos que o governo se propõe a comprar, acrescentou Casagrande, permitem que haja pousos mesmo com chuvas.

O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) também reclamou das obras do aeroporto de Macapá (AP), que tem impedido vôos e decolagens em três dias da semana. O senador Sadi Cassol (PT-TO), por sua vez, criticou as companhias aéreas que atendem a cidade de Palmas (TO), com frequentes atrasos dos voos. 



04/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Camata volta a cobrar solução para o Aeroporto de Vitória

Camata acusa Infraero de não fornecer informações sobre superfaturamento no Aeroporto de Vitória

Renato Casagrande pede conclusão de obras no aeroporto de Vitória

Serys elogia vitória de Lula e pede mais recursos para Mato Grosso

Camata pede a Lula que "enquadre" ministros

Ricardo Ferraço manifesta indignação com fim de convênio com Exército para reforma do aeroporto de Vitória