Camata coordena grupo que analisará altos custos dos serviços de telefonia no Brasil



O senador Gerson Camata (PMDB-ES) foi escolhido o coordenador do grupo de trabalho formado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) para "analisar os altos custos dos serviços de telefonia fixa e móvel e a dificuldade de acesso ao serviço de banda larga".

Criado por sugestão de Camata, o grupo será integrado também pelos senadores Cícero Lucena (PSDB-PB) e Renato Casagrande (PSB-ES), de acordo com informações do presidente da CCT, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Gerson Camata afirmou que entre os motivos alegados para as privatizações das estatais de telefonia, estavam justamente a garantia da universalização e o barateamento dos serviços. Na opinião do senador, "houve êxito no quesito universalização, entretanto a garantia de maior número de consumidores não se refletiu na melhoria dos preços".

Na avaliação de Gerson Camata, ainda, as taxas de telefone cobradas no Brasil são em média 1/3 mais caras do que na Europa e o dobro das que são cobradas nos Estados Unidos. Isso também ocorre com a conta de luz, com a taxa básica de iluminação pública e com o preço dos combustíveis, segundo lembrou o senador. 



16/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Grupo de trabalho examinará altos custos de serviços de telefonia

Valmir diz que impostos sobre serviços de telefonia no Brasil são os mais altos do mundo

Licitação compartilhada diminui custos com serviços de telefonia

Ângela Portela critica operadora de telefonia Oi por preços altos e má prestação de serviços em Roraima

Grupo de Altos Executivos Brasil-França se reúne em São Paulo

Ponto eletrônico gera custos altos para empresas, diz representante do setor financeiro