Valmir diz que impostos sobre serviços de telefonia no Brasil são os mais altos do mundo



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) apontou em pronunciamento que os impostos sobre serviços de telefonia no Brasil são os mais altos do mundo. Dependendo do estado, os percentuais variam entre 40% e 60%, valores que ele considerou absurdos e que pressionam aumentos nos preços praticados pelas companhias telefônicas.

Nesse sentido, o senador lembrou que, apesar do Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações haver transcorrido no último dia 17, em relação aos preços e ao acesso aos serviços de telefonia no Brasil, não há muito que comemorar.

A última Pesquisa de Orçamento Familiar realizada pela Fundação Getúlio Vargas, disse ele, revela que, em média, 30% do orçamento das famílias brasileiras são consumidos com produtos com preços administrados, entre os quais se destaca o telefone. Uma análise do período que vai de 1995 até o final do ano passado aponta que, apesar de a inflação do período ter ficado em 78%, o serviços de telefonia fixa tiveram tarifas aumentadas em 445%, ressaltou o senador.

Para Valmir Amaral, se o país pretende ser mais integrado pelas comunicações e ter maior sintonia com o resto do mundo, é preciso democratizar o acesso aos serviços de telecomunicação.

- Para isso, é urgente que o governo e também o Parlamento tomem as medidas necessárias, a fim de baratear, para o cidadão comum, os custos com a telefonia - recomendou Valmir.



28/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Camata coordena grupo que analisará altos custos dos serviços de telefonia no Brasil

Grupo de trabalho examinará altos custos de serviços de telefonia

Ângela Portela critica operadora de telefonia Oi por preços altos e má prestação de serviços em Roraima

Paulo Bernardo pretende trocar multas de operadores de telefonia por mais obrigações de serviços

CAE deverá examinar tributação mais leve para empresas que prestam serviços às concessionárias de telefonia

Mário Couto atribui impostos altos a desvios de recursos