CAMATA DENUNCIA IMPORTAÇÃO DE CAFÉ TÓXICO DO VIETNÃ



O senador Gerson Camata (PMDB-ES) informou que o país está importando um tipo de café conhecido por mortal coffee (café mortal) do Vietnã, em substituição ao grão que é produzido no seu estado, o Espírito Santo, chamado robusta, que é um dos componentes do café solúvel vendido no Brasil. A denominação mortal coffee se deve às altas taxas de agrotóxico usadas no seu cultivo.

Camata disse que não entende por que este tipo de produto vem sendo importado, já que além do Espírito Santo produzir em grande escala, o café vietnamita está proibido em países da Europa e nos Estados Unidos.

- O mortal coffee tem altas taxas de defensivos agrícolas, é tóxico. A população brasileira precisa saber o que está consumindo, e precisa saber que pode estar sendo envenenada - alertou Camata. Ele anunciou que os cafeicultores estão preparando uma lista dos cafés brasileiros que usam o café mortal em sua composição.

A denúncia de Gerson Camata foi feita em aparte a discurso do senador Osmar Dias (PSDB-PR), que reclamava do governo mais apoio aos agricultores. Camata qualificou a falta de apoio como uma das "pragas" que atacam a agricultura brasileira. A outra, afirmou ele, são as dificuldades que o Banco do Brasil impõe aos produtores para liberaro dinheiro do Funcafé. "O BB tem uma atitude típica de banqueiros que não estão preocupados com recursos públicos, ao exigir dos agricultores contrapartida para liberar os empréstimos", protestou Camata.

05/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Camata protesta contra importação de café do Vietnã por torrefadores

Camata cumprimenta ministro da Agricultura por proibir importação de café do Vietnã

Ministério pede suspensão de importação de peixe do Vietnã

CAMATA PREGA DESESTÍMULO À IMPORTAÇÃO DE SUPÉRFLUOS

Gerson Camata destaca comemorações pelo Dia Internacional do Café

Camata quer beneficiar produtores de café com crédito presumido da Cofins