Camata reclama de gastos do governo com Fernandinho Beira-Mar



O senador Gerson Camata (PMDB-ES) reclamou nesta terça-feira (6), em pronunciamento, da "farra patrocinada com dinheiro do contribuinte brasileiro que é o passeio de marginais, de jatinho, de um estado para outro, com um forte aparato policial, não só das polícias militares locais, mas também da Polícia Federal".

Gerson Camata referiu-se ao deslocamento do traficante Fernandinho Beira-Mar, que cumpre pena de prisão no Paraná e esta semana foi ao Espírito Santo prestar depoimento no fórum de Vitória, "com direito a visitas e regalias durante o trajeto", disse o senador, questionando o fato de o Supremo Tribunal Federal permitir o abuso.

O senador também defendeu projeto de lei de sua autoria que obriga o advogado a declarar à Receita Federal a origem do dinheiro que lhe paga os honorários. Ele argumentou que bandidos "mantêm advogados caríssimos, que se movimentam em jatinhos com assistentes e secretárias" e que é preciso saber de onde vem esse dinheiro.

Gerson Camata questionou ainda outra decisão das autoridades judiciárias brasileiras: a não extradição de Fernandinho Beira-Mar para os Estados Unidos. As autoridades americanas pediram a extradição devido ao fato de que Beira-Mar, quando atuava nas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs), ter ajudado a introduzir drogas nos Estados Unidos.

- Dêem a extradição! Ele vai dar mais trabalho aqui. Lá, pega uma prisão perpétua ou pena de morte. Aqui, só num episódio de deslocamento foram-se R$ 200 mil do contribuinte - protestou.

O senador Camata lembrou ainda acontecimento relativo ao indulto de Natal concedido pela Justiça. Conforme relatou, um homicida da penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, condenado a 61 anos de prisão, recebeu o abono e não retornou.

- Foi preso em Vitória montando uma central de tráfico de cocaína destilada no local. E estava preso somente há oito meses - estranhou o parlamentar.



06/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fernandinho Beira-Mar depõe na CPI do roubo de cargas

Fernandinho Beira-Mar depõe na CPI do roubo de cargas

Fernandinho Beira-Mar depõe na CPI do Roubo de Cargas

Incra recebe posse das fazendas de Fernandinho Beira Mar

Heráclito Fortes diz que Piauí não aceita receber Fernandinho Beira-Mar

Fernandinho Beira-Mar nega envolvimento com empresário e deputado estadual mineiro