Campanha detecta casos de HIV, hepatite e sífilis
Até 1º de dezembro serão oferecidos 150 mil testes em todo o Estado
A Secretaria de Saúde inicia nesta sexta, 23, em todo o Estado, uma ampla campanha para detectar precocemente casos de HIV, hepatite e sífilis. Até 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, 150 mil exames gratuitos para diagnósticos do vírus HIV, além de sífilis e hepatites B e C, serão oferecidos na ação, realizada pelo Programa Estadual de DST/Aids em parceria com o Instituto Adolfo Lutz e as secretarias municipais de saúde.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
A campanha Fique Sabendo visa incentivar o diagnóstico precoce dessas doenças. Do total de exames, 30 mil serão testes rápidos anti-HIV. Ao todo, 526 municípios do Estado aderiram à ação, que será realizada em pelo menos duas mil unidades de saúde. Segundo a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids, Maria Clara Gianna, a campanha tem como objetivo alertar a população para a importância de se realizar o exame, que está disponível na rede pública de saúde durante o ano todo.
O teste rápido do HIV, feito a partir de punção digital, com pequena amostra de sangue, leva 40 minutos e sua eficácia é igual ao tradicional. Os testes de sífilis e hepatites B e C utilizam a mesma tecnologia e são tão importantes quanto o de HIV. Em caso de soropositividade, possibilita tratamento precoce, interrupção da transmissão de mãe para filho, assim como para parceiros. Informações sobre as unidades participantes da campanha podem ser obtidas pelo Disque DST/Aids (0800-162550) e no site do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids.
Do Portal do Governo do Estado
11/23/2012
Artigos Relacionados
Programa leva testes de HIV, sífilis e hepatite a índios de todo o País
Ministério detecta casos suspeitos de dengue tipo 4 após 28 anos sem registros no País
Ministério da Saúde lança campanha de combate à sífilis
Suplemento ilegal pode ter relação com casos de hepatite e morte
Campanha quer mobilizar população para testes de HIV, sífilis e hepatites B e C
Poupatempo Campinas faz campanha contra Hepatite C