Campanha do Ano Internacional dos Afrodescendentes será lançada na 2ª
Na próxima segunda-feira (21), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) vai abrir as atividades do Ano Internacional dos Afrodescendentes, em cerimônia em Brasília (DF). Na solenidade, várias atividades vão marcar a abertura da campanha, na mesma data em que comemora também o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial — em alusão ao massacre de Sharpeville, que vitimou dezenas de manifestantes que protestavam contra a Lei do Passe, na África do Sul, em 1960. A data foi instituída por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), que também declarou 2011 como Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.
Uma das ações previstas na cerimônia é a entrega do Selo Educação para a Igualdade Racial a 16 instituições, dentre escolas, secretarias municipais e estaduais de educação, que aplicam iniciativas na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
Uma homenagem especial será entregue à professora doutora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, primeira mulher negra a ter assento no Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, pelos serviços prestados ao País.
Também serão premiadas as crianças vencedoras do concurso cultural As Cores do Saber, iniciativa realizada pela parceria BR Petrobras/Seppir. A Petrobras também assinará dois protocolos de intenções que visam a ações para promover o Estatuto da Igualdade Racial.
Selo da Educação
Lançado em 2010, o Selo da Educação para a Igualdade Racial irá premiar as primeiras experiências exitosas de escolas e secretarias de Educação que implementaram a Lei nº 10.639/03. O projeto tem como objetivo contribuir para a construção, em sala de aula, de conhecimentos que valorizem o patrimônio histórico e cultural dos povos negros no Brasil e na África.
O Selo de Educação é uma parceria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC (Secad), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Fonte:
Seppir
18/03/2011 16:14
Artigos Relacionados
Lançada obra inédita sobre a literatura de afrodescendentes no Brasil
Campanha sobre os direitos das mulheres será lançada no RJ
Campanha Copa Orgânica e Sustentável será lançada em 2012
Campanha Mais Mulher na Política será lançada na semana que vem
Campanha contra a tortura será lançada em reunião da CCDH
Campanha de valorização do idoso será lançada nesta quarta em conferência