Campanha sobre os direitos das mulheres será lançada no RJ
A Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) participa na segunda-feira (7), no Rio de Janeiro (RJ), do lançamento da Campanha Educativa sobre os Direitos das Mulheres. A temática aborda a trajetória de luta e os desafios das mulheres para a conquista e consolidação dos seus direitos. A campanha faz parte de um convênio do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim-RJ) com a SPM e é voltada, em especial, para os jovens estudantes.
Para Maria América Pires, coordenadora de Políticas Intersetoriais e Documentação da Superintendência de Direitos da Mulher do Estado do Rio de Janeiro, a violência gera a violação de inúmeros outros direitos. “Como, por exemplo, as desigualdades salariais, o assédio sexual e moral, a educação ainda discriminatória de raça e gênero”, afirma.
O Rio de Janeiro é signatário do Plano Nacional de Política para as Mulheres e do Pacto de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e com estes e outros instrumentos, o estado desenvolve políticas públicas para as mulheres, com o objetivo de reduzir a desigualdade de gênero e erradicar a violência.
Maria América acredita que é necessário que as políticas públicas sejam estendidas para além de seus projetos e ações regionais e locais. “Devem contemplar em suas diretrizes a sensibilização do Poder Público e da sociedade em geral para que haja mudanças culturais, nas formas de perceber, julgar, agir e deliberar das instituições e da população.
Fonte:
Secretaria de Políticas para as Mulheres
Saiba mais sobre direitos e deveres individuais no Portal Brasil.
07/06/2010 11:39
Artigos Relacionados
Campanha pelos Direitos de Crianças e Adolescentes é lançada em Porto Alegre (RS)
Campanha do Ano Internacional dos Afrodescendentes será lançada na 2ª
Campanha Copa Orgânica e Sustentável será lançada em 2012
Campanha Mais Mulher na Política será lançada na semana que vem
Campanha contra a tortura será lançada em reunião da CCDH
Campanha de valorização do idoso será lançada nesta quarta em conferência