Campanha incentiva o desarmamento e foca na proteção das famílias



Nova campanha para o desarmamento lançada no último domingo (9) toca em uma questão sensível ao brasileiro, a segurança da família 

Nas peças publicitárias que estão sendo divulgadas, principalmente na internet, atores reproduzem depoimentos baseados com casos reais de mães e pais que perderam filhos, crianças e jovens, assassinados por arma de fogo ou por morte acidental.

Com o tema “Proteja sua família, desarme-se”, a campanha quer sensibilizar a brasileiro a entregar suas armas. Dados do Ministério da Saúde indicam que 35.233 brasileiros morreram, em 2010, vítimas de armas de fogo. O número corresponde a 70,5% dos 49.932 assassinatos cometidos no país naquele ano.

Se forem considerados os suicídios, os acidentes e mortes de intenção indeterminada, as armas de fogo foram os instrumentos responsáveis pela morte de mais de 38 mil pessoas. Dados do Ministério da Saúde mostram que as mortes por armas de fogo caíram de 39,3 mil, em 2003, para 37,1 mil, em 2004, e 36 mil, em 2005.

Para incentivar a entrega de armas pelos cidadãos, os valores de indenização para quem aderir à Campanha Nacional de Desarmamento foram aumentados. Os recursos, que antes iam de R$ 100 a R$ 300, passam a variar de R$ 150 a R$ 450 de acordo com o tipo e calibre do armamento. Veja os valores reajustados.