Campanha lança relatório sobre sedentarismo e obesidade
Com o objetivo de apresentar propostas para diminuir os índices de sedentarismo e obesidade infantil no Brasil, a Nike lançará, nesta terça-feira (10), o relatório Desenhado para o Movimento. A iniciativa visa criar uma agenda de ação propositiva, que envolve diferentes entes – indústria esportiva, governos e sociedade civil – com o objetivo de apresentar as consequências da epidemia de sedentarismo que vem atingindo parte da população brasileira e de vários países do mundo.
O relatório é endossado por mais de cem organizações de vários países e mais de 30 instituições brasileiras, incluindo o Ministério do Esporte. Um dos casos de sucesso no incentivo e democratização da prática esportiva analisados no projeto é o Programa Segundo Tempo, iniciativa que tem como objetivo oferecer atividade física regular e na quantidade recomendada para crianças e adolescentes no contraturno escolar.
Segundo o relatório, o programa do Ministério do Esporte tem alcance de 1,7 milhão de pessoas e apresenta impacto social, acadêmico e na saúde dos participantes: 74,7% tiveram maior interesse pelas atividades escolares e 74,4% melhoraram o desempenho escolar. Além disso, 74,9% dos atendidos pelo programa apresentaram melhora na saúde.
Outra iniciativa brasileira estudada no relatório é a do Instituto Bola pra Frente, fundado pelo ex-jogador da seleção brasileira Jorginho, que utiliza a prática esportiva para alcançar resultados educacionais.
Fonte:
Ministério do Esporte
10/12/2013 18:35
Artigos Relacionados
Lúcia Vânia elogia campanha contra obesidade infantil
Saúde: Hospital das Clínicas lança programa de combate à obesidade para 14 mil funcionários
PNUD lança relatório sobre jornalismo investigativo
Metrô lança campanha sobre direitos do idoso
Metrô lança campanha sobre direitos do idoso
Senado lança campanha sobre importância do Congresso