Campanha lança telefone popular
O governo federal lançou campanha com o objetivo de incentivar a adesão ao telefone fixo popular por parte dos inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais. O telefone popular tem franquia mensal de 90 minutos para chamadas locais entre telefones fixos e assinatura mensal com valor inferior a R$ 15,00.
Foram produzidos vídeo e spot para veiculação em espaços de mídia gratuita, em rádio, televisão e internet. As peças publicitárias abordam o tema de forma criativa, ilustrando situação compatível com o cotidiano do público-alvo da campanha.
Histórico
O telefone popular foi previsto no Decreto nº 7.512/2011, disciplinado pela Agência no Regulamento do Acesso Individual Classe Especial (Aice) do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) e deve ser oferecido pelas concessionárias de telefonia fixa local (Oi/Brasil Telecom, Telefônica, Sercomtel e CTBC Telecom).
O telefone popular está disponível desde 8 de junho de 2012 para famílias com renda de até um salário mínimo e desde 8 de junho de 2013 para aquelas com renda de até dois salários mínimos.
Em 22 de agosto do ano passado, a Anatel antecipou o cronograma de atendimento do telefone popular para todas as famílias incluídas no Cadastro Único do Governo Federal, independentemente de renda. Originalmente, o cronograma previa o atendimento a todas as famílias a partir de 8 de junho de 2014.
Veja abaixo perguntas e respostas sobre o telefone popular
O que é o telefone popular (Aice)?
O telefone popular é o Acesso Individual Classe Especial (Aice), por meio do qual as famílias incluídas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal podem ter acesso ao serviço de telefonia fixa em condições especiais. Sua assinatura mensal possui uma tarifa reduzida.
O telefone popular dá direito a uma franquia mensal de 90 minutos para realizar chamadas locais para outros telefones fixos durante o mês.
Para realizar ligações locais acima da franquia de 90 minutos, chamadas para telefones celulares, chamadas de longa distância nacional e internacional é necessário inserir créditos ao telefone popular.
Como eu posso assinar o telefone popular?
Primeiramente é importante que as informações no Cadastro Único estejam atualizadas há pelo menos dois anos, especialmente renda familiar e endereço da família.
Para solicitar um telefone popular, o responsável familiar deve entrar em contato com a concessionária de sua região tendo em mãos o seu CPF e Número de Identificação Social (NIS).
Caso não tenha informado seu CPF no Cadastro Único, deverá também informar seu Título de Eleitor ou o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) para o atendimento da concessionária.
A implantação do telefone popular seguirá um cronograma dividido em três etapas:
A oferta do telefone popular é feita apenas pelas concessionárias do serviço de telefonia fixa local: Brasil Telecom, CTBC Telecom, Oi, Telefônica e Sercomtel. As empresas autorizadas de telefonia fixa não têm a obrigação de oferecer esse telefone popular.
Quais as vantagens de assinar o telefone popular?
Esse telefone possui as mesmas características técnicas do telefone fixo convencional, porém com assinatura reduzida e facilidades de pagamento do valor da habilitação, o qual poderá ser parcelado.
Além disso, permite um maior controle de gasto, uma vez que o consumo além da franquia será efetuado mediante a compra de créditos.
Será ofertado exclusivamente às famílias inscritas no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal, cujos dados devem estar atualizados há pelo menos dois anos.
Quais os telefones das operadoras para os quais eu posso ligar para assinar o telefone popular?
Os telefones de atendimento em geral que as Concessionárias disponibilizam para atendimento ao cliente são:
10312 - CTBC Telecom
10314 - Oi Região 2 (antiga área de atendimento da Brasil Telecom)
10315 - Telefônica
10331 - Oi Região 1
10343 - Sercomtel
Eu preciso mandar documentos para a prestadora ou basta fornecer os números, no caso de atendimento por telefone?
Para saber se você tem direito ao telefone popular basta informar os dados solicitados. Entretanto, para a contratação, a concessionária poderá solicitar documentos para conferência.
Posso ligar de telefone móvel e de orelhão para assinar o telefone popular?
Sim.
Onde eu encontro as listas com os postos de atendimento das operadoras que oferecem o telefone popular?
Basta entrar em contato com as prestadoras pelos telefones de contato ou acessar os sites das concessionárias na internet. O atendimento realizado pelo telefone geral de atendimento indicará o local mais perto para solicitar a contratação do telefone popular. Qualquer posto de atendimento pessoal da concessionária deve efetivar a venda do telefone popular.
Posso usar o telefone popular para ligar para telefones móveis?
Sim, desde que possua crédito.
Posso usar o telefone popular para fazer ligações internacionais e nacionais?
Sim, desde que possua crédito.
Como eu insiro créditos adicionais se houver "estouro" da minha franquia de 90 minutos? Contate sua concessionária para se informar sobre a compra de crédito.
O meu telefone ficará mudo quando a franquia acabar?
Não. O telefone continuará recebendo chamadas, mas somente fará ligações se forem inseridos novos créditos.
Em quantos dias o telefone popular deve estar instalado após minha solicitação?
O prazo máximo é de 7 dias.
O que acontece se meu endereço de instalação for diferente do endereço no Cadastro Único dos programas sociais? Como proceder?
O telefone popular só pode ser instalado no endereço do responsável familiar. Caso você tenha mudado de endereço, esteja atento para atualizar seus dados no Cadastro Único antes de solicitar a linha.
Posso pedir em meu nome telefone popular para parente ou amigo, em endereço diferente do que consta no Cadastro Único?
Não. O telefone popular é apenas para a família de baixa renda, na sua própria residência.
Em quais casos a operadora pode se recusar a instalar o telefone popular?
Caso a pessoa não esteja incluída no Cadastro Único para Programas Sociais;
Caso os dados do Cadastro Único não estejam atualizados há pelo menos dois anos;
Para a habilitação será necessário que o responsável familiar informe seu CPF.
A Anatel pode punir a prestadora se ela se recusar a instalar o telefone popular? Quais as punições?
Se houver indícios de que a prestadora não instalou o telefone popular quando deveria proceder de forma distinta é cabível a instauração de Processo Administrativo por Descumprimento de Obrigação (Pado).
Para encaminhar alguma solicitação de informação à Anatel é importante ter o número de protocolo da solicitação realizada junto à concessionária. As solicitações podem ser feitas pelo telefone 1331 e 1332 (atendimento especializado para pessoas surdas com utilização de telefone para surdo - TTS) e pelo "Fale Conosco" no portal da Anatel. Mais informações sobre canais de atendimento em www.anatel.gov.br/consumidor.
Qual o valor da habilitação do novo Aice?
O valor varia conforme a prestadora e a localidade atendida.
Fonte:
11/03/2014 12:15
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