Campanha vai alertar motoristas sobre os perigos do álcool




A conscientização dos motoristas sobre os perigos de dirigirem alcoolizados deverá ser objeto de uma ampla campanha do governo do Estado nos próximos meses. A idéia ganhou força a partir do projeto de lei de autoria do deputado Manoel Maria (PTB), vetado pelo Executivo e que teve o veto mantido pelo plenário, mediante a sugestão do líder do governo, deputado Ivar Pavan (PT) de que a proposta de criação da lei fosse substituída pela campanha.

Pavan (PT) reconheceu o mérito de Manoel Maria por ter produzido um grande debate sobre o tema, mas ponderou que a aprovação da lei poderia não gerar os efeitos esperados, dadas as dificuldades de fiscalização, que ficaria a cargo do DAER e à própria venda de bebidas no país, que além de permitida por lei é impulsionada por campanhas publicitárias que ocupam toda a mídia.

O deputado Bernardo de Souza (PPS) disse que “o problema não é o da proibição da venda de bebidas, mas o do consumo de bebidas por motoristas e por isso continua insistindo na tese de que é importante proibir a venda de bebidas alcoólicas ao longo das rodovias”. Anunciou que votaria contra o veto por não concordar com o argumento da difícil fiscalização.

O autor do projeto, deputado Manoel Maria, disse acreditar que “uma campanha eficaz, em parceria com entidades representativas da indústria, interessadas na continuidade na venda de bebidas, com o segmento dos restaurantes, bares e hotéis, irá viabilizar medidas concretas para reduzir significativamente o número de mortes nas rodovias gaúchas”. Anunciou que se reunirá, na próxima semana, com o secretário dos Transportes, Beto Albuquerque e com representantes da Casa Civil, para iniciar estudos visando deflagrar a campanha.


11/21/2001


Artigos Relacionados


Teotônio cita texto para alertar sobre perigos da política de juros do governo

Universidade cria site para alertar sobre os riscos do consumo excessivo de álcool

HC faz campanha para alertar sobre AVC

HC faz campanha para alertar sobre AVC

Previdência Social faz campanha para alertar cidadão sobre golpes de intermediários

Justiça apoia campanha para alertar população sobre tráfico de pessoas