Universidade cria site para alertar sobre os riscos do consumo excessivo de álcool
A nova ferramenta possui campanhas de prevenção e tratamento aos que ingerem bebida alcoolica
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) lançou o primeiro site do País destinado a pessoas que fazem consumo exagerado de bebidas alcoólicas, o Informálcool. A página da internet permite acesso a dados sobre o alcoolismo e à ferramenta Bebermenos, um programa de interação com o internauta que mostra a importância de descobrir cedo o abuso no consumo de álcool e ainda permite a criação de metas para diminuir ou parar com a bebida.
A saúde eletrônica é o uso da tecnologia digital para oferecer serviços como arquivos eletrônicos de pacientes, telemedicina, dados de consumo de medicamentos, equipes de saúde virtuais e dispositivos móveis para coletar e acessar dados do paciente.
A ideia do programa é chamar a atenção dos mais jovens, que usam o computador e as redes sociais com frequência, e que não procuram ajuda profissional por não querer ficar estigmatizados. "Atualmente, temos campanhas de prevenção e projetos de tratamento, mas nada que busque as pessoas nessa faixa intermediária que é a de quem está começando a beber”, disse a chefe do departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo, Maria Lucia Formigoni.
O site foi lançado pela com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com pesquisadores de outros 3 países (México, Bielorrússia e Índia), e com duas universidades federais brasileiras (Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Federal do Paraná).
Utilização do portal
- Pesquisa da Saúde revela que dirigir após beber é mais comum entre os homens
- Uso de bafômetros será reforçado para reduzir acidentes no trânsito
07/12/2012 18:43
Artigos Relacionados
João Alberto alerta para riscos do consumo excessivo de álcool
Campanhas deverão alertar sobre uso excessivo de psicofármacos em menores
Campanha vai alertar motoristas sobre os perigos do álcool
Sistema brasileiro é capaz de monitorar e alertar sobre riscos de desastres
Alimentos menos nutritivos deverão trazer na embalagem alertas sobre males de seu consumo excessivo
Campanha da Saúde vai alertar para o alto consumo de sal no País