Previdência Social faz campanha para alertar cidadão sobre golpes de intermediários
Entre outras orientações, a Previdência Social orienta os segurados sobre os atendimentos, que são gratuitos e não é necessário entrar na justiça para requerer algum benefício
O Ministério da Previdência Social iniciou uma campanha de orientação aos segurados contra atravessadores, que atuam nas Agências da Previdência Social (APs). A campanha foi preparada em parceria com a Procuradoria Federal Especializada do INSS.
Atravessadores são pessoas que se oferecem para “facilitar” a obtenção de serviços e benefícios previdenciários. Assim, eles cobram dos segurados por serviços que são inteiramente gratuitos. O destaque nas mensagens transmitidas durante a campanha é a utilização do 135, ligação em que o assegurado pode agendar atendimento e tirar dúvidas.
Para a chefe da Assessoria de Comunicação Social da Superintendência Regional Norte/Centro-Oeste do Ministério da Previdência, Verônica Assumpção, a campanha, que também está sendo veiculada em nível nacional, atende aos anseios dos dirigentes e servidores das Agências da Previdência Social, já que os gerentes reclamam que a ação dos atravessadores tumultua e dificulta o atendimento nas Agências.
Central de atendimento 135
Por meio do telefone 135, a pessoa pode tanto agendar o atendimento, com dia e hora marcada em qualquer Agência da Previdência Social - observando as vagas disponíveis, quanto requerer auxílio doença, pedido de prorrogação - PP, pedido de reconsideração -PR, salário maternidade e pensão por morte.
O agendamento, além de possibilitar o atendimento programado e personalizado, permite a entrada no pedido de aposentadoria, auxílio-reclusão, benefício assistencial, pecúlio, pensão por morte e salário-maternidade e Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).
Os atendimentos são realizados de segunda a sábado, das 7h às 22h. As ligações feitas por telefone fixo ou público são gratuitas, já as chamadas por telefone celular são cobradas pelo custo de ligação local.
Campanha
Para reforçar a campanha, foi preparado quatro gravações para rádio, com pequenas mensagens. O material foi colocado à disposição das Seções de Comunicação Social, para serem veiculados na mídia gratuita que totaliza 29 horas e 40 minutos em veiculações de rádio por mês, sem nenhum custo para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
- Previdência alerta sobre golpe por e-mail
- Previdência cria medida de segurança para evitar golpes de agendamento na internet
- Previdência alerta para aumento de golpes contra aponsentados e pensionistas
- Conheça os tipos de aposentadoria existentes no Brasil
- Mais de 4 milhões de segurados vão receber comprovante de rendimento em casa
01/04/2013 12:55
Artigos Relacionados
Previdência lança campanha contra utilização de intermediários
HC faz campanha para alertar sobre AVC
HC faz campanha para alertar sobre AVC
Previdência social lança blog para aumentar contato com o cidadão
Justiça apoia campanha para alertar população sobre tráfico de pessoas
Tuberculose: Ministério lança campanha para alertar sobre tosse contínua