Previdência Social faz campanha para alertar cidadão sobre golpes de intermediários



Entre outras orientações, a Previdência Social orienta os segurados sobre os atendimentos, que são gratuitos e não é necessário entrar na justiça para requerer algum benefício

 

O Ministério da Previdência Social iniciou uma campanha de orientação aos segurados contra atravessadores, que atuam nas Agências da Previdência Social (APs). A campanha foi preparada em parceria com a Procuradoria Federal Especializada do INSS.

Atravessadores são pessoas que se oferecem para “facilitar” a obtenção de serviços e benefícios previdenciários. Assim, eles cobram dos segurados por serviços que são inteiramente gratuitos. O destaque nas mensagens transmitidas durante a campanha é a utilização do 135, ligação em que o assegurado pode agendar atendimento e tirar dúvidas.

Para a chefe da Assessoria de Comunicação Social da Superintendência Regional Norte/Centro-Oeste do Ministério da Previdência, Verônica Assumpção, a campanha, que também está sendo veiculada em nível nacional, atende aos anseios dos dirigentes e servidores das Agências da Previdência Social, já que os gerentes reclamam que a ação dos atravessadores tumultua e dificulta o atendimento nas Agências.

 

Central de atendimento 135

Por meio do telefone 135, a pessoa pode tanto agendar o atendimento, com dia e hora marcada em qualquer Agência da Previdência Social - observando as vagas disponíveis, quanto requerer auxílio doença, pedido de prorrogação - PP, pedido de reconsideração -PR, salário maternidade e pensão por morte.

O agendamento, além de possibilitar o atendimento programado e personalizado, permite a entrada no pedido de aposentadoria, auxílio-reclusão, benefício assistencial, pecúlio, pensão por morte e salário-maternidade e Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

Os atendimentos são realizados de segunda a sábado, das 7h às 22h. As ligações feitas por telefone fixo ou público são gratuitas, já as chamadas por telefone celular são cobradas pelo custo de ligação local.

 

Campanha

Para reforçar a campanha, foi preparado quatro gravações para rádio, com pequenas mensagens. O material foi colocado à disposição das Seções de Comunicação Social, para serem veiculados na mídia gratuita que totaliza 29 horas e 40 minutos em veiculações de rádio por mês, sem nenhum custo para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).