Campanhas de saúde apostam em prevenção para evitar expansão da Diabetes



Até o ano de 2030, estima-se que crescerão em 54% os novos casos de diabetes em todo o mundo, gerando uma concentração de 438 milhões de diabéticos no planeta, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Federação Internacional de Diabetes (IDF). No Brasil, a expectativa não é diferente: na época, o País passará da 8ª posição do ranking mundial de portadores do diabetes para a 6ª posição. Para tentar frear ou minimizar essa expansão na ocorrência da doença é que as autoridades mundiais, e também do Brasil, estão apostando na campanha de prevenção e educação dos pacientes.

Até o ano de 2013, essas serão as duas bandeiras da campanha mundial definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) - entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o dia mundial da doença será lembrado na próxima segunda-feira (14), com ações educativas da campanha “Diabetes: Educar Para Prevenir”, que já se estendem desde o último dia 7 em todo o País.

Um balanço divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Saúde aponta que o total de diabéticos e hipertensos beneficiados pelo programa do governo federal Saúde Não Tem  Preço subiu para 3 milhões — número quatro vezes maior do que o registrado em janeiro, quando 843 mil diabéticos e hipertensos foram atendidos. A região Norte apresentou maior crescimento do País no número de beneficiados: 763% de janeiro a outubro.

A pesquisa Vigitel, inquérito por telefone do ministério publicada neste ano, verificou que 6,3% da população igual ou maior de 18 anos possui diabetes, o que representa mais de oito milhões de pessoas. A pasta estima que outras três milhões de pessoas desconhecem serem portadores da diabetes.


Fonte:
Ministério da Saúde



11/11/2011 17:47


Artigos Relacionados


Brasileiro desconhece hábitos para prevenção do diabetes

Especialistas pedem prioridade para campanhas de prevenção de queimaduras

Estação Barra Funda da CPTM terá ação de prevenção do diabetes

Arthur Virgílio quer saber se governo tem programa de prevenção do diabetes e da obesidade

Estação Barra Funda da CPTM terá ação de prevenção do diabetes nesta terça

Papaléo pede intensificação de campanhas de prevenção a acidentes de trabalho