Arthur Virgílio quer saber se governo tem programa de prevenção do diabetes e da obesidade



Requerimento de informações ao ministro da Saúde, Humberto Costa, para saber se o governo brasileiro possui programas nacionais, de caráter educativo, para prevenir doenças como diabetes e obesidade, foi apresentado pelo líder do PSDB no Senado, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).

O líder do PSDB está apreensivo com reportagem veiculada pelo jornal amazonense A Crítica, registrando o crescimento anual de casos dessas doenças no país e suas conseqüências. Em estágio avançado, segundo a publicação, o diabetes pode causar até cegueira, o que pode ser evitado por meio de campanhas educativas na área da alimentação.

Arthur Virgílio apresentou também três votos de aplauso que ele solicitou sejam consignados nos anais do Senado. Um deles refere-se ao lançamento do livro sobre o ex-ministro da Justiça e ex-senador, o gaúcho Paulo Brossard, de autoria do jornalista Luiz Valls, intitulado Brossard, 80 Anos na História Política do Brasil.

O senador justificou a homenagem "pela notável trajetória de um dos maiores políticos do Brasil", salientando que Brossard "soube como ninguém atuar na oposição ao regime discricionário então vigente". Arthur Virgílio também ressaltou  a "extraordinária" qualidade de orador de Brossard e o seu talento político que estão registrados nos anais do Senado, o que contribuirá para que "gerações de brasileiros possam entender melhor o período em que só a coragem e o destemor foram capazes de se sobrelevar aos ditames ditatoriais".

O outro voto de aplauso foi a elevação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet) à categoria de estabelecimento de ensino superior,  com três cursos reconhecidos com conceitos de bom a ótimo: os de tecnologia em sistema de telecomunicações, tecnologia em produção publicitária e tecnologia em desenvolvimento em software.

 O terceiro voto foi para o projeto Bodozal, que completa seis anos de existência. O projeto está voltado para a conscientização das populações do bairro Compensa, em Manaus,  para a melhoria das condições ambientais e de vida dos moradores locais. Entre os resultados do projeto está o saneamento do Igarapé do Bodozal.



25/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio quer saber se governo terá assessoria de imprensa no exterior

Arthur Virgílio quer saber por que Itamaraty não foi consultado sobre boxeadores cubanos

Arthur Virgílio quer saber por que dirigentes do PT operam como agentes públicos federais

Arthur Virgílio diz que governo 'fez gastança' e agora quer aumentar impostos

Arthur Virgílio quer que governo explique decisão de reter restituição do IR

Arthur Virgílio: governo quer proteger Meirelles de processo por crime comum