Câncer infantil: diagnóstico precoce e quimioterapia permitem cura de até 80%
Todos os anos, cerca de 9 mil casos de câncer infantil são detectados no País
Dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que, todos os anos, cerca de 9 mil casos de câncer infantil são detectados no País. Os tipos mais comuns são a leucemia (doença maligna dos glóbulos brancos) e os linfomas (que se originam nos gânglios). A boa notícia é que o diagnóstico precoce e a quimioterapia, juntos, representam a principal arma contra a doença e permitem índices de cura que chegam a 80%.
No Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, lembrado oficialmente no dia 23 de novembro, a onco-hematologista e diretora técnica do Hospital da Criança de Brasília, Isis Magalhães, lembrou que a doença em crianças é diferente da diagnosticada em adultos. Nas crianças, as células malignas são geralmente mais agressivas e crescem de forma rápida. Os tumores dificilmente são localizados e o tratamento não pode ser feito com cirurgia, destacou a especialistas, em entrevista à Agência Brasil.
Outra peculiaridade do câncer infantil é que não há forma de prevenção, uma vez que não é possível explicar a razão do surgimento dos tumores. A médica alertou que os sinais da doença podem ser facilmente confundidos com os de quadros bastante comuns em crianças, como infecções. Alguns exemplos são o aparecimento de manchas roxas na pele e anemia. Os sintomas, entretanto, devem se manifestar por um período superior a duas semanas para causar algum tipo de alerta.
- Alunos de escolas particulares terão alimentos saudáveis nas cantinas
- Lançada campanha para desmistificar a anemia falciforme
23/11/2012 11:23
Artigos Relacionados
Descoberta precoce aumenta chances de cura no câncer de mama
Jorge Viana relata encontro com Lula após diagnóstico de cura do câncer
Plano de Ações Estratégicas inclui diagnóstico precoce do câncer
HC moderniza técnica para o diagnóstico precoce do cancêr de pele
Novembro Azul alerta para diagnóstico precoce do câncer de próstata
Diagnóstico precoce, principal arma contra o câncer infanto-juvenil