Candidata francesa à direção do FMI participa de encontro com Mantega
A ministra das Finanças da França, Christine Lagarde, participou de almoço no Ministério da Fazenda, em Brasília, onde defendeu sua candidatura à direção-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI). A mudança na atual direção do fundo só deveria ocorrer no final de 2012, mas o diretor-gerente da instituição, Dominique Strauss-Kahn, renunciou, após ser acusado de agressão sexual a uma camareira de hotel nos Estados Unidos.
Outro candidato que promete vir ao Brasil para pedir apoio é Agustín Carstens, presidente do Banco Central mexicano, segundo informações do ministro da Fazenda Guido Mantega. Para Mantega, o processo de escolha do novo dirigente do fundo deve ter mais de um candidato.
Ele também defende prazo maior para a escolha do sucessor de Strauss-Kahn e sugere que alguém assuma provisoriamente a direção do fundo até 2012, quando terminaria a gestão do diretor que renunciou.
Para o ministro, escolher o novo dirigente do FMI no prazo que foi estabelecido, 30 de junho, não permitirá uma avaliação melhor das propostas e compromissos dos candidatos, incluindo uma nova agenda para a instituição. Uma agenda de reformas e reestruturação, que permita maior participação dos países emergentes, como o Brasil, nas decisões do organismo multilateral.
Christine Lagarde, apoiada pelos países europeus, deve visitar também a China e a Índia, além de países do Oriente Médio. Ela tem agendado também um encontro com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e dará entrevista no fim da tarde.
Fonte:
Agência Brasil
30/05/2011 16:53
Artigos Relacionados
Tombini recebe ministra francesa, candidata a diretora do FMI
Seleção de ginástica rítmica participa de competição francesa
Encontro debate desafios de mulheres em cargos de direção
Governador participa da Operação Direção Segura
Tião Viana participa da posse da nova direção do TST
Mantega participa de audiência na CAE