Mantega participa de audiência na CAE



O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fala neste momento aos senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Ele deve explicar a estratégia para manter a inflação sob controle e também esclarecer críticas sobre uma suposta interferência do governo na Companhia Vale do Rio Doce.

Mantega disse que o governo está concluindo esse ano os ajustes necessários para evitar que a economia cresça além de suas possibilidades. Desde o ano passado, como salientou, o governo começou a recompor impostos e a eliminar subsídios que foram adotados como medidas de enfrentamento dos efeitos da crise financeira mundial de 2008.

Foi como parte dos ajustes que o governo cortou R$ 50 bilhões de despesas previstas no Orçamento desde ano, lembrou o ministro. Segundo ele, o objetivo foi reduzir o consumo sem prejudicar os investimentos. No momento certo, afirmou ainda, esse esforço permitirá um retorno da queda da taxa básica de juros da economia.

- É claro que não com inflação em alta, mas no momento oportuno - observou.

O ministro também abordou a influência dos preços internacionais das commodities, principalmente dos alimentos, na inflação brasileira e de outros países. Seundo Mantega países produtores de alimentos se descuidaram em aumentar a produção nos últimos anos, o que se conjugou com muitas quebras de safras devido a problemas climáticos e à especulação financeira com as commodities por causa do excesso de dólares decorrente da política monetária dos Estados Unidos.

Mais informações a seguir



03/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi participa de audiência de Mantega e Meirelles na CAE

Mantega participa de audiência na CAE sobre unificação do ICMS

Mantega participa de audiência pública sobre o PPA na Comissão de Infra-Estrutura

Candidata francesa à direção do FMI participa de encontro com Mantega

Audiência na CAE começa com Guido Mantega

Audiência da CAE com Mantega e Meirelles será no dia 30