Cândido destaca Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos
- A lembrança de tão importante data, que deveria ser motivo de orgulho para toda a humanidade, somente nos faz recordar a gigantesca dissonância entre os belos princípios contidos na Declaração e as incontáveis violações perpetradas pelos mesmos governos que um dia a assinaram - disse.
Geraldo Cândido informou que no último relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é uma das nações que mais violam os direitos humanos. A Assembléia Geral da ONU, observou, há 53 anos aprovou a Declaração Universal dos Direitos do Homem, em Paris.
A Declaração dos Direitos do Homem, afirmou o parlamentar, não é o simples resultado de uma reunião de juristas que, em uma tarde, em Paris, resolveram elaborar um texto internacional. É sim, acrescentou, um documento forjado ao longo de séculos, resultado de longas discussões e inspirado em outros textos que traduziam a necessidade de garantir a integridade física e psíquica do indivíduo em relação aos abusos cometidos pelos próprios Estados.
O senador classificou como funesto o retrato da infância e da juventude no Brasil. Segundo ele, apesar do Brasil possuir uma das legislações mais avançadas do mundo destinada a garantir o direito às crianças e adolescentes ainda não se tem, na prática, ações governamentais e políticas sociais capazes de garantir esses direitos.
- Queremos reafirmar a nossa preocupação, a nossa homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos e mais uma vez, reafirmar que não desejamos que se repitam no Brasil os massacres como o do Carandiru, de Eldorado dos Carajás, de Corumbiara, de Vigário Geral, da Candelária e outros tantos que têm sido cometidos contra a população - concluiu o parlamentar.
10/12/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Declaração Universal dos Direitos Humanos garante igualdade social
Cristovam saúda aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Simon reverencia os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Debate na CDH celebra os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Suplicy lembra os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Maciel lembra os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos