Cândido pede informações sobre corrupção na compra de plataformas pela Petrobras



O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) pediu ao ministro da Justiça, José Gregori, informações sobre o inquérito conduzido pela Polícia Federal que investigou as denúncias de corrupção nas compras feitas pela Petrobras junto a Marítima que, entre outras plataformas, vendeu a P-36 à companhia em 1998. A plataforma P-36 afundou no dia 15 de março com os corpos de nove dos 11 operários mortos em explosão ocorrida dias antes.

- O recente acidente na bacia de Campos não pode ser considerado caso fortuito. Indícios de corrupção na Petrobras foram alvo de investigação pelo Ministério Público Federal em 1999. Naquela época, a Marítima já era objeto de denúncias - argumentou o senador, que quer ter acesso ao conteúdo dos interrogatórios e aos autos das investigações concluídas.

No requerimento, Geraldo Cândido esclarece que, até 1994, o patrimônio da Marítima era inferior a US$ 1 milhão, valor mais de mil vezes menor que o custo das encomendas contratadas pela Petrobras. "Além disso, a empresa não possuía qualquer experiência anterior relativa à construção de plataforma", disse o senador.

A falta de qualificação técnica e financeira da empresa responsável pela construção da plataforma provocou a abertura de inquérito civil pelo MP, cujos resultados não foram divulgados. - Diante de sua função institucional, é fundamental que esta Casa tome conhecimento dos reais acontecimentos e dos resultados das investigações da Polícia Federal - justificou o senador.

29/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CI ouve presidente da Petrobras sobre a compra de duas plataformas

Alvaro Dias quer informações sobre compra da Aracruz pela Votorantim

Suplicy pede informações sobre compra do banco ABN Amro

Suplicy pede informações sobre compra do banco ABN Amro

CFC pede à Petrobras informações sobre uso de helicópteros

CFC aprova requerimento solicitando informações sobre plataformas P-51 e P-52