Capiberibe: Amazônia não pode reproduzir modelos agrícolas tradicionais



O modelo agrícola adotado em assentamentos na Amazônia é a reprodução passiva de pacotes tecnológicos monoculturais desvinculados das potencialidades locais. O alerta foi feito nesta segunda-feira (2) pelo senador João Capiberibe (PSB-AP), que relatou a visita a dois assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

- É preciso um modelo agroflorestal com adensamento da cadeia produtiva na comunidade local - sugeriu o senador.

Capiberibe disse que o resultado da adoção de modelos inadequados à região é a devastação ambiental, sem contrapartida produtiva, e com o agravamento da miséria. A solução, disse, é utilizar o conhecimento tecnológico acumulado pelo país na formulação de um modelo específico para a Amazônia.

- Vamos implantar um modelo baseado na agrofloresta. Modelos baseados na monocultura, numa região como a Amazônia, dão resultados econômicos pífios. Vamos colocar em prática projeto para desenvolvimento sustentável da Amazônia, mobilizar a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Basa (Banco da Amazônia), todas as instituições públicas, para implantar programa fundamentado naquilo que estamos aptos a produzir - disse o senador.

Em aparte, o senador Papaléo Paes (PMDB-AP) chamou atenção para o fracasso do modelo de assentamento implantado pelo Incra. A senadora Fátima Cleide (PT-RO) disse que o governo está disposto a discutir um modelo alternativo de desenvolvimento para a região amazônica. Exemplo disso, afirmou, são as visitas que responsáveis por políticas públicas têm feito à região.

- As coisas estão mudando e há disposição para o diálogo e para promover política pública participativa - disse.



02/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Embrapa promove workshop sobre modelos agrícolas

Casagrande pede novos modelos de desenvolvimento para a Amazônia

SAÚDE DAS POPULAÇÕES TRADICIONAIS DA AMAZÔNIA É O TEMA DO PROGRAMA "DEBATE" DA TV SENADO

CDH pode viabilizar acordo entre Exército e comunidades tradicionais em Manaus

Jefferson Praia defende produtores agrícolas da Amazônia

População pode participar de debate interativo sobre marco legal para povos e comunidades tradicionais