Capiberibe anuncia que CE vai lutar contra retenção de verbas da educação



O senador João Capiberibe (PSB-AP) anunciou em Plenário que a Comissão de Educação do Senado vai propor que a educação volte a ter integralmente as verbas definidas pela Constituição - 18% da arrecadação federal. Hoje, 20% dessas verbas estão sendo usadas pelo governo em outras áreas, de acordo com a emenda constitucional que criou a Desvinculação de Receitas da União (DRU).

A comissão vai propor que os 20% da DRU sejam eliminados da seguinte forma: 10% em 2004, 5% em 2005 e os outros 5% em 2006. Capiberibe apelou aos demais senadores para que apóiem o movimento, observando que sem investir em educação -o Brasil nunca vai tirar seu atraso em ciência e tecnologia-.

Capiberibe lembrou que recentemente os governadores pressionaram, durante a negociação da reforma tributária, para que tivessem direito a também fazer uma -DRU estadual-, mas os deputados rejeitaram a proposta. Agora, durante a discussão da reforma tributária no Senado, a Comissão de Educação quer aprovar emenda que acabe gradualmente com a retenção das verbas do setor.

- Sabemos que enfrentaremos o peso do governo, que propõe exatamente o contrário - a prorrogação da DRU até 2007. Mas o Brasil não pode continuar patinando num setor tão fundamental para o país. Educação é o serviço do Estado mais universalizado, pois hoje todo brasileiro tem direito a estudar - ponderou.



06/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso aprova LDO, com emenda que proíbe retenção de verbas para saúde e educação

Capiberibe anuncia que vai recorrer ao STF contra cassação de mandato

LUTAR PARA INCLUIR VERBAS NO ORÇAMENTO É DIREITO DO PARLAMENTAR, DIZ TEBET

Ideli anuncia verbas para a educação e diz que governo Lula estimula igualdade racial

Capiberibe anuncia processo contra jornal e revista por acusação de ter recebido casa de empreiteira

Capiberibe quer rigor com verbas públicas na Região Norte