Ideli anuncia verbas para a educação e diz que governo Lula estimula igualdade racial



A líder do bloco dos partidos que apóiam o governo, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), chamou a atenção nesta segunda-feira (19) para a importância do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e os avanços obtidos na luta por igualdade social durante o governo Luís Inácio Lula da Silva. Tanto numa frente quanto na outra, a população mais pobre estaria avançando em suas conquistas.

Antes de se dirigir à solenidade de um ano do PED, a senadora informou que ali seriam assinados convênios com 2.080 prefeituras para os mais diversos tipos de investimentos, como a compra de computadores e ônibus escolares e a formação de professores. Serão priorizados os 1.042 municípios com menor índice de educação básica.

Em resposta às críticas veiculadas pela imprensa de que o PED liberou quantia pequena de dinheiro, a parlamentar do PT explicou que o governo não pretende liberar verbas sem que as prefeituras apresentem planos de ação articulada e assinem termos de compromisso.

Ideli usou parte de seu tempo na tribuna para tratar das comemorações dos 120 anos da abolição da escravatura, realizadas na semana passada. Sem políticas especiais, as diferenças de renda (e outras) entre brancos e afro-descendentes evoluirão devagar, segundo Ideli. De toda forma, ela entende que no governo Lula os afro-descendentes puderam se beneficiar da criação da Secretaria Especial de Políticas de Igualdade Racial, da Política de Cotas, da criação de reservas para os remanescentes de quilombos e das bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni).

- O governo Lula deu mais visibilidade aos afro-descendentes e os encorajou a sair do armário - disse a senadora. A maior disposição dos integrantes dessa etnia em se assumirem como tal seria demonstrada por respostas mais coerentes quanto aos quesitos cor e raça nas pesquisas e nos censos, assim como pelo grande número de pedidos de bolsas de estudos, nos quais o requerente tem de se afirmar afro-descendente.



19/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa critica Lula por defender ex- ministra da Igualdade Racial

Paim anuncia debate sobre igualdade racial

Governo lança campanha de conscientização para a igualdade racial

Paim elogia plano do governo para a igualdade racial

Ideli enumera avanços do governo Lula na educação pública

Governo federal apoia Prêmio Educar para a Igualdade Racial