Capiberibe cobra garantia de recursos para segurança pública



O senador João Capiberibe (PSB-AP) criticou, nesta terça-feira (23), a falta, por parte da União, de uma política nacional voltada a garantir a segurança das pessoas. Ele defendeu aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/2012, de sua autoria, que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Segurança Pública, o qual prevê a integração das forças públicas estaduais e a definição de recursos para o setor, a exemplo do que já ocorre hoje nas áreas de educação e saúde.

- Essa PEC busca primeiro criar, estabelecer o recurso definido, para que os estados da federação contem, nos seus orçamentos, com recursos para garantir a segurança das pessoas que vivem nos municípios, que vivem nos estados brasileiros – explicou.

O senador explicou que o objetivo da criação do fundo é garantir recursos regulares e permanentes para aplicação na segurança pública dos estados e ressaltou que a proposta conta com o apoio dos agentes de segurança pública de todo o país, que criaram, inclusive, a Frente Brasil pela PEC 24 e pela sociedade.

- A PEC representará para o país e para a segurança pública o que o o Fundeb representa para o Brasil na área de educação e o SUS representa para a saúde – destacou.

Capiberibe explicou que o fundo será composto por uma parcela do IPI sobre vendas de armas e munição; uma parcela do ICMS sobre vendas de material bélico e munição; e uma parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) das empresas de vigilância privada.

- Ou seja, há um lastro de solidariedade de contribuição entre a União, com uma parcela do IPI, os estados, com uma parcela do ICMS, e também as prefeituras, com uma parcela do ISS – ressaltou.



23/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Capiberibe cobra definição de recursos para segurança pública

"Segurança pública não pode funcionar sem a garantia de recursos financeiros", destaca Alvaro Dias

Capiberibe propõe fundo nacional para melhoria da segurança pública

Capiberibe registra debate sobre PEC que cria fundo para a segurança pública

João Capiberibe cobra conclusão de inquérito sobre desvios de recursos no Amapá

Capiberibe defende criação de política nacional de segurança pública