Capiberibe destaca avanços da Venezuela com Hugo Chávez
O senador João Capiberibe (PSB-AP) lamentou nesta quarta-feira (6) a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que morreu na véspera, aos 58 anos, vítima de câncer. Para Capiberibe, a América Latina perdeu um grande líder, um revolucionário e visionário que fez muito pelo povo venezuelano.
- É polêmico o presidente Hugo Chávez? Sim, é polêmico. Mas ele teve profundo respeito pela democracia e pela vontade do povo venezuelano.
Entre as conquistas apontadas pelo senador está a queda na desigualdade do país. Além disso, Chávez teria conseguido triplicar o Produto Interno Bruto (PIB), reduzir à metade o desemprego e o analfabetismo e diminuir a pobreza e a mortalidade infantil, em um programa de “sucesso incontestável”.
- Hugo Chávez multiplicou por cinco o número de professores em seu país e transformou a Venezuela no país com menor índice de desigualdade da América Latina.
Capiberibe destacou, ainda, a entrada da Venezuela no Mercosul. Segundo o senador, apesar da resistência do Congresso à época, a entrada da Venezuela no bloco ampliou o intercâmbio e a cooperação com o Brasil.
06/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Presidenta Dilma aceita convite de Hugo Chávez para visitar a Venezuela ainda em 2011
Inácio Arruda manifesta pesar pela morte de Hugo Chávez e presta solidariedade ao povo da Venezuela
Para a oposição, postura antidemocrática de Hugo Chávez é impedimento para a entrada da Venezuela no Mercosul
Eduardo Azeredo: não houve voto contra a Venezuela no Mercosul, mas contra o presidente Hugo Chávez
Romero Jucá destaca reunião de Dilma Rousseff com Hugo Chávez
Morre Hugo Chávez