Capiberibe elogia política de microcrédito do governo



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu sintetizar experiências positivas para oferecer microcrédito à população, afirmou nesta segunda-feira (8) o senador João Capiberibe (PSB-AP), que destacou a medida provisória (MP 121/2003) pela qual o Banco do Brasil poderá oferecer crédito às pessoas de baixa renda. Ao elogiar a política de microcrédito do governo, o senador disse que foram necessários 500 anos para que essa parcela da população pudesse ter acesso ao crédito via rede bancária pública e privada.

Em seu discurso, o senador relatou uma experiência bem-sucedida com microcrédito ocorrida no Amapá, que abrangeu o período de 2000 a 2002, quando governava o estado. A Agência de Fomento do Amapá (Afap), explicou, teve como característica principal o compromisso com uma nova ordem sócio-econômica e ocupou espaços não abarcados pelos bancos tradicionais.

Baseado no Placar da Transparência, que era afixado na entrada do banco, o senador informou que, até 2002, a Afap realizou mais de 5,6 mil operações de crédito, movimentou mais de R$ 13 milhões, sendo que o valor médio dos empréstimos estava em torno de R$ 2.389,84, -denotando o caráter eminentemente popular dos financiamentos-. O senador frisou que o programa possibilitou a manutenção de mais de 8 mil empregos diretos e que o grau de inadimplência foi de apenas 1,83%, demonstrando que as pessoas humildes honram seus compromissos.

O senador lamentou, no entanto, que a atual administração do estado não tenha mantido esse modelo, abrindo o crédito para amigos ou cabos eleitorais. Em primeiro lugar, disse Capibaribe, retiraram o Placar da Transparência, e cada vez mais o anterior microcrédito está sendo transformado em médios e grandes créditos. O resultado, segundo o senador, é a inadimplência de mais de 25%.



08/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe elogia governo do Amapá por recuperar credibilidade do estado

Romero Jucá elogia criação de microcrédito para pequenas empresas

Dornelles elogia política econômica do governo

Jucá elogia política externa do governo brasileiro

Eurípedes elogia política de inclusão social do governo

Jucá elogia política de inclusão digital do governo FHC