Jucá elogia política de inclusão digital do governo FHC
O senador Romero Jucá (PSDB-RR) elogiou a política adotada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso para a inclusão na era digital. Segundo o parlamentar, programas como o TV Escola e o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), beneficiaram milhões de estudantes da rede pública de ensino. Ele lembrou que esses e outros programas de educação à distância foram idealizados e executados pelo então ministro da educação, Paulo Renato Souza.
De acordo com o parlamentar, a TV Escola foi responsável pela instalação de mais de 57 mil kits compostos de antena parabólica, televisão e videocassete. Esses kits servem para recepção e gravação de programas gerados pelo Ministério da Educação, em parceria com TVs Educativas e universidades, atendendo a mais de 28 milhões de alunos, ou 85% da rede pública.
Ao citar o ProInfo, Jucá afirmou que o programa serve para introduzir a informática combinada com a telecomunicação, conhecida como -telemática-, no ensino público. O programa é uma parceria entre o governo federal e os sistemas estaduais e municipais de educação. Segundo o senador, o sucesso do ProInfo está na valorização do elemento humano.
- A capacitação dos professores e técnicos especializados os transformam em multiplicadores para seus colegas - afirmou Jucá.
Para o senador, o acesso à tecnologia, disponível aos brasileiros das classes média e alta, pode representar um elemento de exclusão que os diferencia dos brasileiros das camadas mais humildes. Jucá ressaltou que o termo -exclusão social- é um problema a ser combatido por meio de políticas públicas de educação, como essas.
28/02/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eurípedes elogia política de inclusão social do governo
Jucá elogia política externa do governo brasileiro
Jucá espera regulamentação da política de TV digital
Jucá elogia aquisição de lousa digital para escolas públicas
Governo terá de investir em inclusão digital
Jucá diz que Fundef é política de inclusão social bem-sucedida