Jucá elogia política externa do governo brasileiro



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) elogiou nesta segunda-feira (dia 7) a posição assumida pelo governo brasileiro na disputa sobre patentes farmacêuticas e no combate aos subsídios agrícolas concedidos pelos Estados Unidos e Europa. Ele se referiu à firmeza com que Fernando Henrique Cardoso impôs uma visão humanística no conflito que levou os Estados Unidos a manter o Brasil na lista de observação sobre patentes e propriedade industrial.

Referindo-se às críticas do governo americano à fabricação, pelo Brasil, de remédios genéricos para combater a Aids, Jucá condenou a atitude dos laboratórios estrangeiros e pregou a doutrina de que fundamental é preservar a vida. Para ele, é inadmissível valer-se da propriedade intelectual sobre medicamentos para justificar prejuízos à saúde das pessoas.

O senador também elogiou a determinação com que Fernando Henrique Cardoso criticou os subsídios concedidos pelos países ricos, os quais terminam impedindo que cheguem a consumidores do Hemisfério Norte produtos agrícolas de países como o Brasil. Jucá considerou importante o presidente dizer que o país só entrará no sistema de livre comércio se os produtos agrários e pecuários brasileiros forem aceitos sem restrições.

07/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá elogia política de inclusão digital do governo FHC

Sarney elogia política externa

Agripino elogia artigo do líder do PSDB sobre política externa

Cristovam elogia política externa de Lula e diz que o Brasil pode influir no futuro do mundo

Jucá elogia organização do Campeonato Brasileiro de 2004

Governo vai priorizar direitos humanos na política externa