Capiberibe lembra história da ditadura e pede instalação da Comissão da Verdade
Em pronunciamento nesta segunda-feira (2), o senador João Capiberibe (PSB-AP) fez uma retrospectiva dos acontecimentos que culminaram no golpe militar de 31 de março de 1964, pedindo à presidente Dilma Rousseff que instale rapidamente a Comissão da Verdade, que terá a missão de esclarecer denúncias de violações dos direitos humanos no Brasil, de 1946 a 1988.
– A partir do golpe, o país amargou 21 anos de ditadura. Contra a democracia, rasgaram a Constituição, fecharam o Congresso, cassaram mandatos, prenderam, torturaram e exilaram centenas, milhares de brasileiros – disse o senador.
Para Capiberibe, a história do regime militar ainda é “mal contada” no país, não se resumindo ao que é ensinado nas escolas. Ele também prestou homenagem aos brasileiros que se sacrificaram para defender a democracia, citando como exemplo a própria presidente Dilma Rousseff.
Ao comentar comemorações realizadas por grupos de militares da reserva, Capiberibe afirmou que o dia 31 de março é, na verdade, um “dia de luto”. Ele ressaltou que só um regime democrático permite esse tipo de manifestação.
Em apartes, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) se somaram ao pedido pela rápida implantação da Comissão da Verdade.
02/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Randolfe pede instalação imediata da Comissão da Verdade
Comissão da Verdade investigará crimes da ditadura militar
Comissão da Verdade que investigará crimes da Ditadura será instalada nesta 4ª feira
Comissão da Verdade busca apoio em comitês de direito à memória sobre o período da ditadura
Valadares comemora instalação da Comissão da Verdade
Marta Suplicy comemora instalação da Comissão da Verdade