Valadares comemora instalação da Comissão da Verdade



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) comemorou a instalação, pela presidente Dilma Rousseff, da Comissão Nacional da Verdade, que vai apurar, ao longo de dois anos, as violações aos direitos humanos ocorridos no período de 1946 a 1988.

A cerimônia, nesta quarta-feira (16), segundo ele tem valor histórico extraordinário. O senador registrou a presença dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva, e da primeira vice-presidente do Senado, Marta Suplicy.

Valadares afirmou que a comissão não será pautada pelo revanchismo e nem pelo ódio, reproduzindo palavras da presidente Dilma, que citou Ulisses Guimarães, afirmando que, se o deputado constituinte e ex-presidente da Câmara estivesse vivo, ocuparia lugar de destaque no colegiado.

A comissão é integrada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp; o ex-procurador geral da República Cláudio Fontelles; o ex-ministro da Justiça no governo FHC José Carlos Dias; a psicanalista Maria Rita Kehl; o embaixador Paulo Sérgio Pinheiro; e os advogados José Paulo Cavalcanti Filho e Rosa Maria Cardoso da Cunha.

Em nome do PSB, Antonio Carlos Valadares reiterou que a instalação da Comissão Nacional da Verdade marca um dos atos mais belos praticados por um presidente da República na democracia brasileira.



16/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marta Suplicy comemora instalação da Comissão da Verdade

Lídice da Mata comemora instalação da Comissão da Verdade

Randolfe pede instalação imediata da Comissão da Verdade

Lídice saúda instalação de Comissão da Verdade na Bahia

Eduardo Suplicy anuncia instalação da Comissão Nacional da Verdade

Direitos Humanos diz que instalação da Comissão da Verdade pode estar próxima