Capiberibe pede voto de censura à tortura no Iraque
O senador João Capiberibe (PSB-AP) apresentou requerimento nesta terça-feira (11) em que solicita um voto de censura "à ação das tropas de ocupação do governo dos Estados Unidos da América no Iraque, pelas práticas de humilhação, violência e tortura contra prisioneiros iraquianos, conforme material fartamente exibido pela mídia mundial".
Na justificação do pedido, Capiberibe alega que tornou-se evidente a prática de tortura contra prisioneiros iraquianos, admitida pelo próprio governo norte-americano.
- A violação de direitos humanos que tais cenas comprovam afasta-se do comportamento de qualquer tropa de nação civilizada - assinalou.
Para o senador, não se trata de examinar a legitimidade da ocupação do Iraque, a dificuldade para vincular essa ocupação a ações terroristas patrocinadas por Sadam Hussein no antigo governo do Iraque ou a posse de armamentos de destruição em massa, mas de repudiar a banalização da violência, diariamente mostrada na televisão e em outros veículos de comunicação, sob protesto da opinião pública.
11/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Braga pede voto de censura ao governo dos EUA
Arthur Virgílio pede voto de censura a Lula e o compara a ditadores
Tião Viana pede voto de censura a cientistas que farão clones humanos
CRE discute voto de censura ao Afeganistão
ACM APOIA VOTO DE CENSURA À INDONÉSIA
CRE examina voto de aplauso a opositores à guerra no Iraque