Capiberibe quer prioridade para reforma política



O vice-líder do governo, senador João Capiberibe (PSB-AP), disse que a reforma política deve receber tratamento prioritário no Congresso. Ele informou que o presidente do Senado, José Sarney, está fazendo um levantamento de todos os projetos em tramitação, o que vai agilizar o trabalho. Capiberibe lembrou que o Senado está mais avançado em matéria de reforma política do que a Câmara dos Deputados, pois já aprovou propostas como o financiamento público de campanhas e a fidelidade partidária.

Capiberibe defende a união das duas Casas como forma de desemperrar o que ele chama de -a mãe de todas as reformas-. Para ele, sem a reforma política o Brasil estará se encaminhando rapidamente para uma situação de desorganização nos moldes da crise Argentina.

- Se não reformamos o sistema político brasileiro, vamos entrar - e já temos vários casos - numa associação muito rápida do crime organizado com a política - afirmou.

O senador entende que a questão principal da reforma política está na posse do mandato pelo candidato eleito. Ele quer eliminar a possibilidade de utilização do mandato pelo parlamentar em causa própria, fortalecendo a instituição partidária.

- Hoje, cada um é dono do seu mandato. É preciso inverter isso e passar a guarda do mandato para o partido - assinalou.

Capiberibe também defende a eliminação da figura do suplente, com a implantação da lista de candidatos, onde o suplente passa a ser um dos candidatos eleitos.



11/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Bauer quer prioridade para reforma política

Almeida Lima quer prioridade para reforma política

Garibaldi quer dar prioridade ao debate da reforma política no segundo semestre

Marco Maciel quer reforma política como prioridade do Congresso em 2009

Capiberibe quer prioridade para a produção pesqueira na região Norte

Reforma política é prioridade para Sarney