Reforma política é prioridade para Sarney
Matéria ampliada às 10h40
Ao chegar nesta terça-feira (1º) ao Senado Federal para a posse dos 54 eleitos em outubro de 2010, o presidente José Sarney disse que sua prioridade, caso seja eleito para o cargo pela quarta vez, será realizar a reforma política. Sarney, de 80 anos, disputa a presidência com o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), 38 anos.
- A tarefa mais difícil é votarmos a reforma política, o que até hoje não conseguimos. Vários presidentes tentaram, mas não conseguiram. Eu vou fazer tudo. Vou convocar todos os partidos, todos os deputados e senadores, para que nos dediquemos a essa tarefa que é tão necessária - disse.
O parlamentar destacou também a necessidade de que seja votada a reforma ainda neste ano.
- Pela minha experiência, se não votarmos no primeiro ano da legislatura, não votamos mais.
O senador explicou também que pretende concluir a reforma administrativa da Casa iniciada em 2009. De acordo com Sarney, caso assuma a Presidência do próximo biênio, esta será sua melhor administração.
- Vou esperar, se o Senado me eleger, a colaboração da Casa porque temos um dos melhores quadros de recursos humanos da administração pública brasileira. Vou me esforçar para fazer a melhor administração que já fiz, até porque será a última - acrescentou.
Sarney destacou ainda que hoje é um dia de festa para o Congresso Nacional.
- Muitos de nossos colegas serão empossados hoje pela primeira vez. Esta é uma Casa de grande tradição, de maneira que há 187 anos nos reunimos aqui e portando é um dia de festa - assinalou.
A eleição da Mesa do Senado - do presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes - acontece logo após a posse dos parlamentares do Congresso Nacional para a 54ª Legislatura.
01/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Reforma política é prioridade, diz Sarney
Projetos da Comissão da Reforma Política devem ter prioridade, diz Sarney
ACM MANTÊM PRIORIDADE PARA REFORMA POLÍTICA
Reforma política é prioridade para Jayme Campos
Capiberibe quer prioridade para reforma política
Paulo Bauer quer prioridade para reforma política