Capiberibe quer seminário para debater plano do governo para a Amazônia



Ao registrar sua participação, sexta-feira passada (27), em Manaus, no seminário promovido pela Rede Amazônica sobre desenvolvimento humano e meio ambiente, o senador João Capiberibe (PSB-AP) sugeriu que o Senado promova um grande evento, reunindo representantes da sociedade civil, de organizações governamentais e não-governamentais e da classe empresarial, para debater o programa de desenvolvimento sustentável proposto pelo governo federal para a região amazônica.

O senador pelo Amapá destacou que, pela primeira vez na história do Brasil, um presidente da República elegeu como meta o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Ele acrescentou que o governo, por meio dos seus ministérios e autarquias, deve integrar-se para colocar em prática a mudança de paradigma para o desenvolvimento da região.

- A Amazônia, infelizmente, outra vez nos causa preocupação em função do crescimento do desmatamento, que já atinge 25 mil quilômetros quadrados. Isso aumenta o temor, como falou o bispo de Manaus, dom Luiz Soares, de outros países colocarem em dúvida a soberania da região. Eu não chegaria a tanto, mas essa soberania poderá ser questionada se houver omissão do governo, se a floresta continuar a ser queimada ou se não mudarmos o modelo de desenvolvimento atual - afirmou João Capiberibe.



30/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe relata seminário para desenvolvimento da Amazônia

Capiberibe pede implantação do plano anunciado para a Amazônia

Mozarildo quer plano de desenvolvimento para Amazônia

Mozarildo afirma que governo Lula caminha para o fim sem um plano para o desenvolvimento da Amazônia

Capiberibe quer preservar a água e a biodiversidade da Amazônia

Subcomissão da Amazônia analisa convite a Marina Silva para debater desmatamento da Amazônia