Capiberibe pede implantação do plano anunciado para a Amazônia



O senador João Capiberibe (PSB-AP) leu em Plenário relatório atribuído ao Pentágono e publicado pela revista Carta Capital no qual são previstas grandes catástrofes climáticas para um futuro próximo. Frente a essas ameaças, o parlamentar pediu ao governo federal que seja implantado o plano de exploração economicamente sustentável anunciado para a região amazônica pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O relatório, secreto, foi publicado originariamente pelo jornal britânico The Observer. Produzido por pesquisadores e consultores do próprio Pentágono, o estudo coloca o Rio Amazonas em perigo, ao lado do rio europeu Danúbio.

O texto produzido pelo Pentágono vaticina que grandes cidades européias irão desaparecer, sendo engolidas pelos mares. A Grã-Bretanha, em outra previsão sombria, passará a ter um clima siberiano até o ano 2020. O relatório assinala ainda para a iminência de conflitos nucleares, grandes secas, fomes e tumulto generalizado ao redor do mundo, vitimando milhões de pessoas.

Capiberibe lamentou que o programa de desenvolvimento sustentado para a Amazônia anunciado por Lula em maio do ano passado ainda não tenha saído do papel. Segundo ele, ao combinar a atividade econômica com a preservação ambiental, o programa mostra "uma racionalidade a toda prova".

O representante amapaense protestou ainda pelo fato de o Banco do Brasil continuar financiando plantações de soja na Amazônia. Segundo ele, o avanço do desmatamento na região foi de 25 mil quilômetros quadrados em 2002, prometendo ser ainda maior em 2003, teremos avanço no desmatamento.

- Temos de exigir que programa na Amazônia seja implantado e provar que não é incompatível o desenvolvimento econômico associado á preservação cultural.



15/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe defende imediata implantação do Programa Amazônia Sustentável

Capiberibe quer seminário para debater plano do governo para a Amazônia

JADER PEDE AO PRESIDENTE IMPLANTAÇÃO DOS PROJETOS PRÓ-AMAZÔNIA E PROMOTEC

Capiberibe aponta êxito de modelo sustentável na Amazônia e pede recursos do FNO

Jucá pede plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia

Casildo Maldaner elogia Plano Safra anunciado pelo governo