Capiberibe relata seminário para desenvolvimento da Amazônia
O senador João Capiberibe (PSB-AP) fez, nesta segunda-feira (4) um relato de seminário realizado neste fim de semana em Rio Branco (AC) para garantir conhecimento científico e tecnológico em favor do desenvolvimento sustentável da Amazônia. O parlamentar definiu a importância desse encontro observando que, pior que a cobiça internacional para com a Amazônia, é a negligência com que a região tem sido tratada.
- Essa é uma decisão fundamental para preservação da nossa soberania na região. Eu não tenho receio da internacionalização, minha preocupação é exatamente construirmos um programa de desenvolvimento sustentável, capaz de dar respostas aos que vivem na Amazônia, comprometidos com as teses de Chico Mendes, teses que o levaram a transformar-se no mártir da preservação daquele patrimônio ambiental - disse o senador.
Capiberibe elogiou o trabalho do ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, que conduziu o encontro e se comprometeu a garantir a qualificação de professores universitários para a região. O senador informou que o ministro ofereceu recursos e docentes para propiciar mestrado e doutorado aos professores da região que, dessa forma, não precisarão deixar o Amapá, Acre, Rondônia e Roraima para melhorar sua qualificação.
- O ministro garantiu que teremos a oportunidade de formar aquilo que é fundamental - os recursos humanos necessários ao uso correto da biodiversidade amazônica - celebrou Capiberibe, informando que, desse seminário resultou a proposta de formação de uma rede de excelência na área de pesquisa em ciência e tecnologia, tarefa que foi dividida pelas quatro universidades federais da região.
De acordo com o senador, foi decidido que a Universidade do Acre se encarregará da tecnologia de produtos florestais não madeireiros. A universidade de Roraima vai se preocupar com o monitoramento ambiental e controle de endemias. A Universidade de Rondônia vai se ocupar do estudo das savanas. E a Universidade do Amapá se dedicará à organização sócio-espacial e gestão territorial, assunto que, de acordo com Capiberibe, teve avanço significativo no seu período de governo.
04/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Capiberibe defende novo modelo de desenvolvimento para Amazônia
Capiberibe quer seminário para debater plano do governo para a Amazônia
Capiberibe destaca apoio do governo ao desenvolvimento sustentável da Amazônia
Suframa promove seminário de desenvolvimento sustentável na Amazônia
Capiberibe relata visita a comunidade Guarani-Kaiowá e pede solução urgente para conflitos
Capiberibe relata participação em reunião sobre Alca