Cardiologistas adotam trens da CPTM para chegar a congresso
Os médicos chegarão ao Centro de Convenções Transaméricas através da Linha C
Pela primeira vez no Brasil, um congresso médico de abrangência nacional escolhe o transporte público, neste caso os trens da Linha C (Osasco-Jurubatuba), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), como meio de locomoção oficial. Os médicos participantes do 62º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que acontece de 7 a 11 de setembro, vão utilizar as modernas composições da linha paralela à Marginal Pinheiros para se deslocarem dos hotéis ao Centro de Convenções Transamérica, local do evento.
A idéia dos organizadores, abraçada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, é evitar causar mais transtornos ao trânsito caótico da zona sul e incentivar o uso do transporte público sobre trilhos, que não polui e é de baixo custo. "Vamos ajudar a cidade, deixando de saturar as ruas com cerca de 50 ônibus e táxis que seriam necessários para o transporte de cerca de 3 mil pessoas esperadas nos hotéis da redondeza", revela o médico cardiologista e membro da comissão de infra-estrutura do congresso, João Monteiro Ferreira.
Os organizadores já adquiriram antecipadamente 3 mil bilhetes da CPTM. No total, são esperados aproximadamente 7.500 participantes para o evento, entre cardiologistas (maioria) e profissionais da área de saúde. Além dos congressistas de outras cidades, os que moram na capital e Região Metropolitana também terão a opção de se deslocar com mais rapidez e conforto pelo trens da Linha C.
No período de feriado a CPTM estará com esquema especial, também para atender à demanda esperada durante o congresso. Além disso, a companhia instalará banners de boas-vindas, com os dizeres: "Para chegar ao 62º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia sem estresse o melhor remédio é a CPTM", nas estações de embarque e desembarque: Berrini, Granja Julieta, Vila Olímpia e Santo Amaro. Os médicos também serão informados, por meio do sistema de sonorização das estações, que o local de desembarque para chegar ao Centro de Convenções Transamérica é Santo Amaro.
Respira e viva
Paralelamente ao Congresso de Cardiologia, a CPTM estenderá a Campanha "Respire e Viva", para a Estação Santo Amaro, nos dias 10 e 11 de setembro. Desde o dia 27 de julho, testes gratuitos de espirometria, item fundamental no diagnóstico da chamada Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), vem sendo oferecidos aos empregados e usuários, acima de 40 anos, que sofrem ou já sofreram do tabagismo, considerado uma doença pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
O objetivo do evento, que celebra o Dia de Combate ao Fumo (29/08), é orientar sobre os malefícios provocados pelo cigarro, além de divulgar que o tratamento, antes considerado caro, hoje é custeado pelo governo, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). A campanha "Respire e Viva" é uma parceria da CPTM com a Sociedade Brasileira de Pneumologia, Associação de Portadores de (DPOC) e os laboratórios Eurofarma Laboratório Ltda, Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda e outros.
Da CPTM
(I.P.)
09/03/2007
Artigos Relacionados
Cardiologistas adotam trens da CPTM para chegar a congresso
Trens: CPTM entregará mais cinco trens modernizados para a Zona Leste
Aprovada PPP para compra de trens da CPTM
Decisão do STJ permite a aquisição de 40 trens para a CPTM
CPTM conta com novos trens para a Linha 8-Diamante
Governador entrega trens e anuncia R$ 555 milhões para a CPTM