Cardozo: Rosemary era servidora cooptada pela quadrilha, não integrante dela



Neste momento, os parlamentares fazem perguntas ao advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Cardozo enumerou as pessoas – que integram órgãos como TCU, Ana, Antaq – indiciadas a partir da operação Porto Seguro, da Polícia Federal. Também disse que Rosemary Noronha não teve os telefones interceptados e não foi acusada de formação de quadrilha porque ela não participaria de todas as ações da quadrilha, e não atuava em todos os casos, apenas em alguns deles. Ela foi vista como servidora uma cooptada pela quadrilha, não integrante dela.

O ministro afirmou que a nomeação em cargos de confiança é um grande desafio que se coloca na administração pública, pois não há estrutura administrativa que seja impermeável à corrupção. Ele sublinhou que o governo já adota critérios da Lei da Ficha Limpa para as contratações, "mas é impossível evitar em 100% os riscos".

Já Luís Inácio Lucena Adams lembrou que grande parte dos servidores envolvidos são de carreira e, pelo critério da Ficha Limpa, todos teriam sido contratados pela administração pública.

O advogado-geral afirmou ainda que a AGU não é “fraca”, como o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou, e que foi inclusive premiada por sua atuação no combate à corrupção. Além disso, disse que órgão obteve resultados "em favor do país". Entre eles, disse, incluiu o fato de a AGU ter conseguido que o Supremo Tribunal Federal revisse o parecer que "colocava as medidas provisórias em cheque".

Adams afirmou ainda que todos os envolvidos, se comprovada a culpa, serão demitidos da administração pública.



05/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cardozo explica por que sigilo telefônico de Rosemary não foi quebrado

PF faz operação para prender quadrilha que roubava dinheiro pela internet em TO

Cristovam: "a Amazônia é nossa; temos a obrigação de cuidar dela"

Eduardo Braga nega 'blindagem' a Rosemary Nóvoa

Gilberto Carvalho fala na CMA sobre caso Rosemary Noronha

Agripino cobra abertura de processo contra Rosemary Noronha