Carimbo dos Correios terá imagem da III Conapir



A logomarca da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial estará no Carimbo Comemorativo ao Dia Nacional da Consciência Negra, lançado no 20 de Novembro, pelos Correios, no Rio de Janeiro.

A cerimônia se deu em meio à programação da ‘Exposição Filatélica Mundial Brasiliana 2013’, que tem chancela da Federação Internacional de Filatelia (FIP), e fica em cartaz até 25 de novembro, no Pier Mauá, Zona Portuária do Rio de Janeiro-RJ. Mais de 70 países participam do evento.

“Uma das parcerias mais interessantes que firmamos foi com os Correios pelo que a empresa pode significar para o trabalho da Seppir”, destacou a ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial), lembrando as várias edições de selos e carimbos emitidos desde 2011, relativos à história do negro no Brasil, mas especificamente registrando o recém-lançado do Dia da Consciência Negra.

“Eu, particularmente, ganhei, na medida que fui conhecendo o trabalho dos Correios com um pouco mais de profundidade, e compreendendo como os selos e carimbos são importantes para marcar os esforços que a sociedade brasileira tem feito nos diferentes momentos no sentido da efetivação da democracia no Brasil”, completou a chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Fazendo alusão à importância do 20 de Novembro para o fortalecimento da democracia brasileira, o presidente dos Correios, Wagner de Oliveira, declarou apoio ao Projeto de Lei, que tramita na Câmara dos Deputados, em regime de urgência constitucional, e que propõe a instituição de cotas para negros nos concursos públicos do governo federal. “O país precisa erradicar o racismo e essa medida vai contribuir muito para atingirmos esse objetivo”, declarou.

Brasiliana

Principal evento do calendário filatélico nas Américas, a Brasiliana 2013 faz parte das comemorações dos 170 anos da série de selos ‘Olho de Boi’, emitidos pelo governo imperial brasileiro no dia 1º de agosto de 1843. O evento celebra também os 350 anos da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), instituição parceira da Seppir no âmbito da campanha Igualdade racial é pra valer. Além do carimbo alusivo ao 20 de novembro, a parceria incorpora uma série de iniciativas com foco na promoção da igualdade racial.

A Exposição de filatelia dos Correios tem caráter competitivo. Serão premiadas 13 classes de selos de coleções, definidas pela Federação Internacional de Filatelia (FIP). Esta é a quinta edição do evento de uma série de exposições mundiais realizadas no Rio, nos anos de 1979, 1983, 1989 e 1993.

“A nossa filatelia é uma das mais bem posicionadas do mundo. Nós fomos a segunda nação a emitir selos no mundo e a primeira nas Américas, com o nosso famoso ‘Olho de Boi’”, lembra o presidente Wagner de Oliveira, segundo o qual os primeiros selos do mundo foram emitidos pela Inglaterra, em 1840.

Fonte:

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial



22/11/2013 17:40


Artigos Relacionados


Paim e Correios lançam carimbo em homenagem aos lanceiros negros

Museu da Imagem e do Som terá Operas de Paris

Saúde: Hospital estadual de Pedreira terá sistema mais moderno de exames por imagem do Brasil

Rio 2016 terá operação logística dos Correios

Zulke diz que dentro do SIAC dinheiro não tem carimbo

VI Comando Aéreo lança selo e carimbo comemorativos