Carlos Bezerra alerta para risco de febre aftosa no Mato Grosso



O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) alertou para o risco de surgimento de novos focos de febre aftosa no Mato Grosso e no restante do país, por falta de vacinação da totalidade dos rebanhos. Ele lamentou que a terceira etapa de campanha de vacinação contra a aftosa não tenha alcançado um terço do gado de seu estado.

Carlos Bezerra reconheceu que a falta de vacinas, principal motivo da falta de imunização total dos rebanhos, foi causada pelo forte aumento da demanda mundial pelo produto. Foram recentemente detectados, recordou, casos de febre aftosa em países que há décadas estavam livres da doença, como Inglaterra e Japão. Mas o senador atribuiu parte da responsabilidade pelo problema à falta de planejamento das autoridades estaduais.

- O risco potencial para a economia mato-grossense é muito grande. O surgimento de um foco de febre aftosa no estado teria conseqüências desastrosas, valendo aqui lembrar a absoluta necessidade de reforço na fiscalização na fronteira com a Bolívia, país onde a enfermidade ainda tem caráter endêmico - afirmou.

Ao comentar a importância do setor primário para a economia de Mato Grosso, Carlos Bezerra lembrou que, além de "expressiva contribuição" para a produção brasileira de grãos, o estado abriga mais de 10% do rebanho bovino nacional, em um total de 17,5 milhões de cabeças de gado.

21/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Campanha de vacinação contra febre aftosa no Mato Grosso começa nesta quarta-feira (3)

Ruben Figueiró denuncia aumento abusivo do preço da vacina contra a febre aftosa no Mato Grosso do Sul

Carlos Bezerra cobra reforma de estrada no Mato Grosso para escoamento da produção

Antero alerta para risco de conflito de terras em Mato Grosso

Jayme Campos alerta para risco de desabastecimento de gás em Mato Grosso

Carlos Bezerra aplaude arquitetas de Mato Grosso