Carlos Bezerra anuncia que afastará faltosos da Comissão de Orçamento



O presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, senador Carlos Bezerra (PMDB-MT), anunciou nesta quinta-feira (dia 24) que vai procurar, nas próximas horas, o presidente do Senado, Jader Barbalho, para solicitar-lhe uma reunião com todas as lideranças partidárias, a fim de deixar claro que vai aplicar a regra do Regimento Interno do Senado, que determina o afastamento, daquela Comissão, do parlamentar que faltar a três reuniões consecutivas ou seis alternadas.

Carlos Bezerra não conseguiu, na reunião desta quinta-feira, cumprir a pauta prevista, por falta de quorum na bancada do Senado. Ele explicou que a Comissão do Orçamento tem prazos rigorosos a serem cumpridos, e que não abrirá mão das suas responsabilidades.

O senador ressaltou que a Comissão de Orçamento tem até o dia 4 de junho para receber o parecer da relatora, deputada Lúcia Vânia (PSDB-GO), sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2002 (LDO) e até o dia 16 de junho para discutir, votar o parecer e as emendas, e encaminhar a proposta de LDO para a Mesa do Congresso, que deve deliberar sobre a proposta governamental até o dia 30 de junho.

Como o projeto da LDO para 2002 foi encaminhado ao Congresso antes da eclosão da crise de energia, é consenso naquela comissão a retomada de novos entendimentos com o governo, a fim de adaptar o projeto ao atual cenário, de modo a priorizar propostas que ajudem o país a sair da crise. Vários parlamentares apresentaram nos últimos dias, inclusive, propostas nesse sentido, à Comissão de Orçamento. A relatora pretende formar uma comissão, de imediato, para fazer uma análise e triagem dessas emendas.

Na próxima quarta-feira (dia 30), a Comissão de Orçamento promoverá audiência pública com o secretário do Tesouro Nacional, Fábio Barbosa, para discutir com ele as metas fiscais e algumas questões ligadas à Lei da Responsabilidade Fiscal, diante das dificuldades criadas pela crise energética.

Os itens que não puderam ser votados nesta quinta na Comissão de Orçamento por falta de quorum, destacando-se entre eles projeto de lei que abre crédito suplementar orçamentário no valor de R$ 14,67 milhões em favor da presidência da República, voltarão ao exame do plenário daquela comissão, em sua reunião da próxima terça-feira (dia 29), com início previsto para as 14h30, segundo anunciou Carlos Bezerra. O presidente da Comissão de Orçamento informou também haver recebido do líder do PFL no Senado, senador Hugo Napoleão (PI), a indicação do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) para liderar as atividades do partido naquele colegiado.

24/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Bezerra assume presidência da Comissão Mista de Orçamento

CARLOS BEZERRA ANUNCIA REALIZAÇÃO DA EXPOSUL

Carlos Bezerra comenta Orçamento de 2002 na TV Senado

Carlos Bezerra anuncia feira agropecuária em Mato Grosso

Bezerra anuncia que transposição do São Francisco começa em 2005 com R$ 1 bilhão do Orçamento da União

Carlos Bezerra quer restringir as demandas trabalhistas submetidas a comissão de conciliação prévia