Carlos Bezerra assume presidência da Comissão Mista de Orçamento



O Senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) assumiu nesta quarta-feira (dia 23) a presidência da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, convocando reunião com todos os líderes dos partidos no colegiado para discutir as causas da crise energética e possíveis soluções. "No orçamento, a questão está às escuras", criticou Carlos Bezerra, justificando a convocação, já para a próxima semana, do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Martus Tavares, para explicar as razões da omissão do governo no setor.

A reunião dos líderes servirá para definir a contribuição do Parlamento para a superação do problema, afirmou Carlos Bezerra.

- Somos pobres com mania de ricos, desperdiçamos tudo, e este "apagão" servirá para que repensemos o país e especialmente nossos exageros no uso de água e de energia e em outros setores, como o do lixo urbano - disse o senador.

O novo presidente reafirmou seu compromisso de fortalecer a comissão e garantiu que se empenhará para que ela atue como "coluna vertebral" do Congresso na "luta política para que o país seja mais justo socialmente". Carlos Bezerra revelou que pretende retomar as discussões regionais das prioridades do governo e que, se possível, percorrerá o país, discutindo o Orçamento Geral da União.

Em decorrência de gestões de parlamentares como o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) e os deputados federais Sergio Miranda (PC do B-MG), Wilson Santos (PMDB-MT) e Ricardo Barros (líder do governo na comissão), o senador Carlos Bezerra tomou a decisão de marcar para a próxima quarta-feira (dia 30) depoimento do ministro do Planejamento, a fim de que ele preste esclarecimentos sobre o cumprimento das metas fiscais, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O presidente da Comissão de Orçamento anunciou que aproveitará a ocasião para cobrar do governo o não cumprimento dos convênios firmados em 1999 e 2000 com as prefeituras e que estariam sob ameaça de cancelamento. Estimativas da comissão indicam que o governo precisa de R$ 9 bilhões para a execução de tais convênios, mas teria somente R$ 500 milhões em caixa.

23/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vital do Rêgo assume presidência da Comissão Mista de Orçamento

Ricardo Ferraço assume presidência da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência

Carlos Bezerra anuncia que afastará faltosos da Comissão de Orçamento

CARLOS BEZERRA COMEMORA POSSE DE BRASILEIRO NA PRESIDÊNCIA DA ACI

CARLOS BEZERRA COMEMORA POSSE DE BRASILEIRO NA PRESIDÊNCIA DA ACI

Jorge Gobbi assume a presidência da Comissão de Educação